AbbVie e Fundação Internacional de Mieloma anunciam parceria para estudar o papel da mutação genética em pacientes com mieloma múltiplo
Abril de 2018 – A AbbVie (NYSE: ABBV), companhia biofarmacêutica global dedicada à pesquisa, e a Fundação Internacional de Mieloma (IMF – International Myeloma Foundation) anunciaram acordo de colaboração para conduzir estudo retrospectivo que irá contribuir com a melhor compreensão e manejo do mieloma múltiplo, o segundo tipo mais comum de câncer no sangue .
“Ainda existem várias lacunas importantes sobre mieloma múltiplo e uma delas é o papel das mutações genéticas na resposta dos pacientes aos tratamentos”, afirmou o médico e presidente do IMF, Brian G.M. Durie. “Este estudo pode contribuir com uma valiosa evidência de mundo real para ajudar a avançarmos no cuidado com os pacientes. Estamos orgulhosos de juntar nossas forças à AbbVie para aumentar os esforços em pesquisa e educação sobre mieloma múltiplo”.
style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="1871484486">O principal objetivo do estudo é determinar a sobrevida, de uma forma geral, dos pacientes com mieloma múltiplo e a translocação t que está presente em aproximadamente 16 a 24 por cento dos casos submetidos a teste genético para mieloma múltiplo. Os pesquisadores da IMF de, pelo menos, 30 centros participantes do estudo, em todo o mundo, trabalharão para revisar e caracterizar os resultados de tratamentos em 1.500 pacientes com translocação t identificados pelo exame FISH, o que torna este estudo um dos maiores e mais abrangentes até hoje. Os outros objetivos do estudo incluem medição das taxas de resposta, sobrevida livre de progressão da doença, tempo até progressão, duração das respostas ao tratamento e dados gerais de sobrevida com diferentes regimes de tratamento entre os pacientes com translocação t. Determinar fatores de prognóstico para sobrevida de pacientes com mieloma múltiplo e translocação t e identificar o espectro de anormalidades genéticas coexistentes no grupo analisado também são objetivos deste estudo.
“A parceria com a IMF assinala nosso compromisso para o avanço da compreensão dos cânceres hematológicos e também na contínua identificação de novas abordagens científicas que possam aprimorar o cuidado dos pacientes com mieloma múltiplo”, afirmou o médico Neil Gallagher, vice-presidente e líder global em desenvolvimento em oncologia da AbbVie.
style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="1871484486">Sobre Mieloma Múltiplo
O mieloma múltiplo tem origem em células de defesa da medula óssea chamadas de plasmócitos. Quando essas células – um tipo de glóbulo branco do sangue – se tornam cancerosas podem crescer de forma descontrolada e produzir proteínas anormais (também conhecidas como proteínas M) e podem causar tumores que se desenvolvem geralmente no osso. Estima-se que 86.000 pacientes sejam diagnosticados com mieloma múltiplo a cada ano no mundo . A média de sobrevida varia aproximadamente de 29 a 62 meses dependendo do estágio da doença quando diagnosticada.
Sobre a Fundação Internacional de Mieloma
Fundada em 1990, a IMF é a primeira e maior fundação focada em mieloma múltiplo. O alcance da Fundação se estende a mais de 525 mil membros em 140 países em todo o mundo. A IMF dedica-se a melhorar a qualidade de vida dos pacientes de mieloma ao mesmo tempo que atua na prevenção e na cura, por meio de quatro áreas chave: pesquisa, educação, apoio e defesa dos interesses dos pacientes. A IMF tem conduzido mais de 250 seminários educativos em todo o mundo e mantém um serviço mundial de informação, InfoLine, e em 2001 estabeleceu o Grupo de Trabalho Internacional em Mieloma, uma iniciativa de colaboração em pesquisa para o aperfeiçoamento de opções de tratamento para os pacientes. Em 2012, a IMF lançou a Black Swan Research Initiative®, um projeto inovador de pesquisa para a cura do mieloma. A IMF pode ser acessada pelo site global www.myeloma.org. Siga IMF no Twitter @IMFmyeloma.
Sobre Oncologia AbbVie
Na AbbVie, nos empenhamos para descobrir e desenvolver medicamentos que proporcionem melhorias transformadoras no tratamento do câncer ao combinar, de forma única, nosso profundo conhecimento em áreas fundamentais da biologia com tecnologias avançadas e com o trabalho conjunto com nossos parceiros – cientistas, especialistas clínicos, nossos pares na indústria, grupos de apoio a pacientes e os pacientes. Continuamos concentrados em proporcionar esses avanços transformadores no tratamento de alguns dos tipos de câncer mais debilitantes e disseminados. Nós também estamos comprometidos em buscar soluções para ajudar os pacientes a terem acesso aos nossos medicamentos contra o câncer. Com a aquisição da Pharmacyclics em 2015 e Stemcentrx em 2016 e com nossos esforços de pesquisa e desenvolvimento por meio de parcerias, o portfólio em oncologia da AbbVie agora consiste em medicamentos já comercializados e em várias novas moléculas que estão sendo avaliadas em todo o mundo em mais de 200 estudos clínicos, para mais de 20 tipos de tumores. Para mais informações, acesse www.abbvieoncology.com
Fonte: Assessoria de imprensa
Comentários