by Alisa Thoren | Pharmtechfocus
A AbbVie e a Gedeon Richter anunciaram hoje um novo acordo de co-desenvolvimento e licenciamento para pesquisar, desenvolver e comercializar novos moduladores receptores da dopamina para o tratamento potencial de doenças neuropsiquiátricas. A colaboração é baseada nos resultados de pesquisas realizadas pela Richter e inclui várias novas entidades químicas selecionadas para desenvolvimento. A AbbVie e a Richter colaboraram por 15 anos em projetos do Sistema Nervoso Central (CNS), incluindo produtos lançados globalmente, como a cariprazina (VRAYLAR / REAGILA).
"Em colaboração com Richter, continuaremos a construir nossa pesquisa que busca fornecer insights adicionais sobre nossa compreensão da farmacologia clínica da cariprazina e explorar novas moléculas para identificar novos moduladores de receptores de dopamina", informou Tom Hudson, MD, vice-presidente sênior de P&D, diretor científico da AbbVie. "A AbbVie está comprometida em impulsionar o progresso e encontrar soluções para pacientes que vivem com condições neuropsiquiátricas complexas."
"Estou muito satisfeito em estender nossa cooperação existente sob esta nova colaboração com a AbbVie, pois abre caminho para novos produtos que poderiam ajudar a aliviar os sintomas psiquiátricos e cognitivos debilitantes de muitas condições neuropsiquiátricas, levando a uma melhor qualidade de vida para pacientes que sofrem dessas condições em todo o mundo", disse Gábor Orbán, Presidente da Richter. "Valorizo muito a capacidade da AbbVie no campo de desenvolvimento e comercialização de medicamentos que atuam no Sistema Nervoso Central e estamos ansiosos para entrar nessa colaboração em novas opções terapêuticas para pacientes e médicos."
Nos termos do acordo, a colaboração inclui atividades pré-clínicas de P&D e clínicas com financiamento compartilhado pelas partes. A Richter receberá um pagamento antecipado em dinheiro, juntamente com potenciais marcos futuros de desenvolvimento, regulação e comercialização. Além disso, a Richter também pode receber royalties baseados em vendas. A AbbVie terá direitos de comercialização em todo o mundo, exceto para os mercados tradicionais de Richter, como europa , Rússia, outros países da CEI e Vietnã.
A transação deve ser finalizada no segundo trimestre de 2022, sujeita à satisfação das condições habituais de fechamento, incluindo aprovações regulatórias aplicáveis.
Comentários