Imagem: AbbVie US Headquarters - divulgação
RC148 é um novo anticorpo biespecífico PD-1/VEGF sendo avaliado em múltiplos tumores sólidos avançados, incluindo certos cânceres de pulmão
NORTH CHICAGO, Ill. e YANTAI, China, 12 de janeiro de 2026 /PRNewswire/ -- AbbVie (NYSE: ABBV) e RemeGen anunciaram hoje um acordo exclusivo de licenciamento para o desenvolvimento, fabricação e comercialização do RC148, um novo anticorpo biespecífico direcionado para a Morte Celular Programada-1 (PD-1)/Fator de Crescimento Endotelial Vascular (VEGF). Atualmente, o RC148 está sendo desenvolvido pela RemeGen como monoterapia e em regimes combinados em múltiplos tumores sólidos avançados.
Os anticorpos biespecíficos direcionados a PD-1/VEGF representam uma nova classe de terapias contra o câncer que visam ajudar o sistema imunológico a combater tumores de forma mais eficaz e, potencialmente, superar os mecanismos de resistência ao tumor ao bloquear simultaneamente tanto o PD-1 quanto o VEGF. Além disso, dado seu potencial para modular tanto a imunsupressão quanto para promover um microambiente tumoral favorável para a atividade conjugada anticorpo-fármaco (ADC), anticorpos biespecíficos PD-1/VEGF também estão sendo explorados em combinação com ADCs. Em estudos clínicos iniciais, RC148 mostrou atividade antitumoral inicial favorável em combinação com um ADC.
O RC148 fortalece ainda mais o portfólio diversificado de oncologia da AbbVie. Em particular, pode oferecer novas oportunidades para explorar regimes combinados com os ADCs do AbbVie, como o telizotuzumabe adizutecan investigativo (Temab-A), em múltiplos tumores sólidos com alta necessidade não atendida, incluindo câncer de pulmão não de pequenas células (NSCLC) e câncer colorretal (CRC).
"Nossa parceria com a RemeGen reflete o compromisso da AbbVie não apenas em avançar tratamentos oncológicos inovadores, mas também em construir colaborações sólidas com inovadores biofarmacêuticos globalmente como uma fonte cada vez mais importante de progresso científico e clínico", disse Daejin Abidoye, M.D., vice-presidente e chefe da área terapêutica de oncologia, tumores sólidos e hematologia da AbbVie. "Ao combinar a inibição do checkpoint imunológico e a atividade antiangiogênica do RC148 junto com a atividade citotóxica direcionada dos ADCs, temos o potencial de identificar opções significativas para pacientes em uma variedade de tumores sólidos."
"Essa colaboração é um marco significativo para a RemeGen, destacando o potencial inovador do RC148 para atender a necessidades médicas críticas não atendidas no tratamento do câncer", disse o Dr. Jianmin Fang, CEO da RemeGen. "O acordo reforça ainda mais o compromisso da RemeGen em levar terapias de ponta para pacientes em todo o mundo. Trabalhando com a AbbVie, esperamos maximizar o potencial clínico e comercial do RC148 na China e globalmente."
De acordo com os termos do acordo, a AbbVie receberá direitos exclusivos para desenvolver, fabricar e comercializar o RC148 fora do território da Grande China. A RemeGen receberá um pagamento inicial de USD $650 milhões e é elegível para receber até USD $4,95 bilhões em pagamentos agregados de desenvolvimento, regulatório e comerciais, além de royalties escalonados e de dois dígitos sobre vendas líquidas fora do território da Grande China.
Fonte: Abbvie
Comentários