AbbVie e Tizona anunciam colaboração em imunoterapia para câncer

9849529484?profile=original

A AbbVie, companhia biofarmacêutica global baseada em pesquisa, e a Tizona Therapeutics, Inc., companhia privada especializada em imunoterapia, anunciaram  colaboração estratégica para desenvolver e comercializar terapias que tenham como alvo a enzima CD39, incluindo o anticorpo TTX-030, o primeiro em sua categoria, para o tratamento de câncer.  

Recentemente, o trifosfato de adenosina (ATP) tem sido considerada fundamental para a regulação imunológica no microambiente do tumor ao controlar as atividades inflamatórias e supressoras das células imunológicas. CD39 é uma enzima responsável pelas etapas iniciais na conversão da ATP extracelular estimulante imunológica em adenosina supressora imunológica no microambiente do tumor. A inibição da CD39 com TTX-030 representa uma abordagem inovadora e diferenciada.

“A Imuno-Oncologia é uma das principais áreas da AbbVie em nossa missão de descobrir e desenvolver medicamentos que proporcionem uma transformação no tratamento do câncer”, afirmou Mo Trikha, Ph.D., Vice-Presidente e Chefe de Desenvolvimento Inicial em Oncologia da AbbVie. “Explorar o microambiente do tumor a partir de alvos que possam ser modulados para inibir o crescimento do câncer é bastante promissor. A equipe da Tizona tem gerado dados pré –clínicos convincentes a partir do seu programa TTX-030 e esperamos uma colaboração produtiva para avançarmos rapidamente no desenvolvimento deste anticorpo, primeiro em sua categoria”.  

“Os tumores empregam várias estratégias para criar um microambiente tolerogênico, que reduz a capacidade do sistema imunológico de detectar e combater o câncer”, afirmou Courtney Beers, Ph.D. e Vice-Presidente de Imunologia da Tizona. “A pesquisa pré-clínica que inibe a enzima CD39 pode controlar o processo de restaurar e potencializar as respostas imunológicas contra os tumores. Temos na AbbVie um parceiro que compartilha nossa paixão pela ciência e compromisso para descobrir inovações aos pacientes com câncer. Estamos ansiosos por avançar neste programa bastante interessante”.

Pelos termos do acordo, a Tizona recebeu um pagamento adiantado de US$ 105 milhões pela opção exclusiva de licenciamento do programa CD39 incluindo TTX-030.  Além disso, a AbbVie fez um investimento de capital na Tizona. A Tizona liderará o desenvolvimento clínico  até completar a fase 1b de estudos, depois a AbbVie passará a liderar o desenvolvimento global e as atividades comerciais.  A Tizona detém um opção de co-desenvolvimento e co-promoção do medicamento nos Estados Unidos e poderá receber royalties por marcos comerciais em vendas líquidas. A submissão de TTX-030 como novo medicamento em pesquisa foi aceita pela FDA.

TTX-030 é um anticorpo monoclonal que inibe a atividade da CD39, uma enzima da superfície da célula hiperexpressa nos tumores, células T “exaustas”, assim como alguns tipos de células supressoras como uma estratégia de evasão celular.  Este anticorpo catalisa a conversão de ATP em AMP (adenosina de monofosfato), o primeiro passo na geração de adenosina.  Ao bloquear a ação da CD39, o TTX-030 evita a formação da adenosina extracelular supressora, que pode inibir células atuantes no microambiente do tumor. Além de evitar a formação da adenosina supressora, TTX-030 evita a degradação da ATP, preservando sua capacidade de estimular células dendríticas e derivadas de células mieloides responsáveis pela imunidade inata e preparação de célula imunológica necessária para imunidade adaptativa.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob