"A dermatite atópica (DA) como ninguém nunca viu". Essa é a promessa da AbbVie em sua nova campanha Atópicos, criada pela FCB Health. O trabalho se destaca com uma série de animações produzidas em parceria com a Vetor Filmes. Feitos para serem "sentidos na pele", cada peça da primeira temporada apresenta um perfil diferente de paciente e os impactos que a doença causa em suas vidas. Assista acima.

"Queremos que essa campanha funcione como uma ferramenta importante para que a compreensão sobre a dermatite atópica aumente entre os pacientes e a sociedade em geral. Ainda existe muito estigma em relação à doença e é fundamental mostrar que se trata de uma condição crônica, não contagiosa e que pode ser controlada", afirma Sérgio Pacheco, Diretor de Imunologia da AbbVie.

Para Mauro Arruda e Diego Freitas, ambos co-managing directors e diretores executivos de criação da FCB Health Brasil, "a comunicação de saúde precisa contribuir para acabar com esses estigmas usando a criatividade para agregar significado e relevância, e por isso uma série em linguagem de animação pode ser tão eficiente".

O primeiro filme, Frio Escaldante, retrata as dificuldades dos pacientes durante as épocas mais frias do ano, apresentando os sintomas desencadeados pela doença, como coceira intensa, pele seca, sensação de ardência, distúrbios do sono e absenteísmo no trabalho1,2,3. Já o segundo filme, Infância Deserta, aborda os impactos da doença em crianças, pois estima-se que 20% delas em todo o mundo vivem com dermatite atópica¹.

Por fim, o terceiro filme, Monstro no Armário, fala sobre como certos tipos de roupas ou tecidos podem desencadear episódios da doença, trazendo prejuízos na socialização e na saúde mental em adolescentes²,³.

Toda a ideia foi desenvolvida para reforçar a mensagem de que a dermatite atópica é uma doença sistêmica e que se manifesta de dentro para fora. Por isso, os filmes foram visualmente concebidos para sempre revelar um mundo interior e um mundo exterior. A linguagem em animação foi escolhida por proporcionar mais liberdade de abstração, permitindo a criação de cenas bastante sensoriais em conjunto com um design de som impactante, como conta a dupla de diretores de criação da FCB Health Diogo Barbosa e Murilo Battistella.

"Todos os roteiros são baseados em histórias reais, e foram escritos de modo a representar 'o mundo de dentro', ou seja, aquilo que acontece debaixo da pele dos pacientes, que as pessoas que não convivem com dermatite atópica não conseguem enxergar ou compreender. São filmes para serem, de fato, sentidos na pele", completam, destacando como objetivo maior a busca pela representatividade dos pacientes e, por isso, as metáforas que geram identificação com respeito e empatia pela condição do paciente.

O filme de estreia será veiculado na Globo em setembro, Mês de Conscientização da Dermatite Atópica, e os próximos estão previstos para veiculação em novembro, com exibições na TV aberta, on-line, digital e redes sociais. As animações podem ser vistas na íntegra no site atopicos.com.br, onde também estão disponíveis informações sobre a doença e materiais didáticos que explicam as metáforas que cada filme apresenta.

Além disso, o site apoia o paciente a encontrar um médico especialista em tratar a dermatite atópica, que pode ser um dermatologista ou um alergista, por meio das ferramentas de busca da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Todos os filmes são uma produção da Vetor Filmes, com direção de Gabriel Nóbrega, e da Canja Áudio Culture, com direção de Eduardo Karas, Lucas Sfair, Filipe Resende.

 

Ficha técnica

 

Campanha: Atópicos

Cliente: AbbVie

Agência: FCB Health São Paulo

Direção Executiva: Diego Freitas, Mauro Arruda 

Atendimento: Rodrigo Motta, Samya Anjos, Juliana Passini

Planejamento: Camila Zupo 

Mídia: Rafaela Teixeira, Ronaldo Silveira, Kiko Vasconcelos 

Direção de Criação: Murilo Battistella, Diogo Barbosa 

Redação: Murilo Battistella 

Direção de Arte: Diogo Barbosa e Julia Poloni 

Produção: Fernanda Geraldini, Adriano Gomes, Luiz Dezan, Jessica Brockestayer, Alberto Carvalho

Aprovação AbbVie: Sérgio Pacheco Filho, Leonardo Kaneshira, Bruna Fiore, Diogo Muramatsu, Marco Paschoalin, Ana Travassos, Tatiane Rodrigues, Camila Zanqueta, Daniela Campos, Carolina Otero, Daniel Oliveira, Filipe Meneghetti.

 

 

Produtora de Vídeo: Vetor Zero

Direção: Gabriel Nobrega 

Direção Executiva: Alberto Lopes

Produção Executiva: Francisco Puech, Fernando Carvalho 

Diretora de Atendimento: Márcia Guimarães

Atendimento: Raphael Stanzani, Thais Lopes, Giovanna Lucena

Coordenação de Produção: Fernando Alcantara 

Diretor de Fotografia: Lucas Andrés Barreto

Diretor de Produção: Anderson Boscari

Cenógrafo: João Cunha Fernandes Junior  

Coordenação de pós-produção: Clara Morelli e Tatiana Caparelli

Coordenação de equipe: Rosangela Gomes, Cristiane Santos e Bruna Boretto

Finalização: Eduardo Silva e Ricardo Vaz

Montagem: Eduardo Silva

Concept: Rafael Fernandes, Wilson Panassi, Bia Leme, Tiago Kogi, Fernando Miller, Rafael Rosa e Gabriel Gomes

Head de CG: Fabio Shigemura

Lead de animação 2D: Evanildo Santos, Hugo Takahashi e Raul Vanussi

Animação 2D: Diones Ignacio, Genoviz Pagani Filho, Siddhartha Ahearne, Vagner Roberto de Farias, Carolina Senra Moulin Ribeiro Netto, Constantin de Tugny, Gabriel Fraga, Maitê Arrieira Mahl, Raul Vanussi, Albert Mazuz, Andre Vieira, Brenda Maryan Cantanhede Andrade, Bruno Cavalcanti, Diego Quirino da Silva, Jesse Alves, Moises Warlei Pereira Santos, Pedro Spaolonzi, Samuel Sathler

Color Grading: Abruel Silva, Arthur Afonso, Jesse Alves, e Moises Warlei Pereira Santos

Lead de composição: Leandro Pena

Composição: Marcelo Panzera, Rodrigo Vec, José Eduardo e Gassan Abdouni

Cópias: Fabio Augusto, Isabela Balbo, Marco Tavares

 

Produtora de Áudio: CANJA

Gerente de Contas e Projetos: Matheus Peres

Atendimento: Guga Costa

Coordenação de Projeto: Ana Flor Bohrer, Flavia Medeiros

Direção Musical: Eduardo Karas, Lucas Sfair, Filipe Resende

Supervisão Musical: Bruno Vieira Brixel, Leonardo Lima

Trilha: Diego Zorrilla

Sound Design: Eugênio Fim, Levi Mynssen de Mello 

 

Fonte: Manezinho News

   

  1. Nutten S. Atopic dermatitis: global epidemiology and risk factors. Ann Nutr Metab. 2015;66 Suppl 1:8-16. doi: 10.1159/000370220. Epub 2015 Apr 24. PMID: 25925336.
  2. Weidinger S, Novak N. Atopic dermatitis. Lancet. 2016 Mar 12;387(10023):1109-1122. doi: 10.1016/S0140-6736(15)00149-X. Epub 2015 Sep 13. PMID: 26377142.
  3. EFA. Eczema Atópico: Itching for Life Report. 2018. Disponível em: https://www.efanet.org/images/2018/EN_-_Itching_for_life_Quality_of_Life_and_costs_for_people_with_severe_atopic_eczema_in_Europe_.pdf. Acessado em 11 de junho de 2020.
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