Sede do Aché - Guarulhos - divulgação
O Aché Laboratórios patrocinou a participação de 20 atletas com deficiência na Maratona do Rio, realizada entre os dias 18 e 22 de junho com provas de 5, 10, 21 e 42 quilômetros, além do Desafio Cidade Maravilhosa (21km + 42km).
O percurso passou por pontos históricos da cidade, como as praias do Leblon, Ipanema, Arpoador e Copacabana, além do Aterro do Flamengo, da Marina da Glória e de um trecho da Maratona Olímpica Rio 2016. A Maratona do Rio é um dos maiores eventos no calendário da cidade do Rio de Janeiro e reuniu mais de 60 mil atletas na edição de 2025. O evento também é considerado o maior evento de corrida de rua da América Latina.
O objetivo da ação foi promover a inclusão e o esporte para pessoas com deficiência, patrocinando a ida de uma equipe composta por 53 pessoas, sendo 20 atletas com diferentes tipos de deficiência, mais 28 guias que os acompanharam em todas as provas e cinco coordenadores da Achilles International, parceira do Aché na ação.
A Achiles International é uma organização global fundada nos Estados Unidos em 1983 que atende 150 mil atletas com deficiência em 17 países, do Peru à Nova Zelândia, com a missão de transformar suas vidas por meio de programas esportivos e conexão social. A ONG organiza os treinos preparatórios para as corridas, realiza a formação dos guias e acompanha os atletas nas competições.
“Temos como principal objetivo fazer a inclusão de pessoas com deficiência por meio da prática esportiva de caminhadas e corridas. Proporcionamos esta oportunidade aos nossos atletas com o acompanhamento de guias voluntários. O resultado é notório, tanto em relação à saúde quanto na parte social, motivos que nos fazem atuar com grande dedicação. O apoio recebido do Aché Oftalmologia nos proporcionou levá-los à Maratona do Rio. Sem esse apoio, provavelmente isso não seria possível. Nossa gratidão é enorme”, comenta João André, Diretor de Eventos e Patrocínios da Achilles International Brazil.
Entre os atletas patrocinados, 3 participaram da maratona (prova de 42k) no domingo, 22; 10 fizeram a meia maratona (prova de 21km) no sábado, 21; e 7 correram a prova de 10km na sexta-feira, dia 20 de junho — entre eles, Juliane Valéria de Oliveira, de 37 anos, que trabalha na área administrativa de um hospital público especialista em transplantes e tem deficiência auditiva bilateral profunda.
“Entrei na Achilles em setembro de 2023, fiz muitas amizades e senti uma melhora grande na minha saúde. Faço os treinos com a Achilles em parques nos finais de semana e, durante a semana, comecei a frequentar a academia também. Desde então, melhorou minha respiração (tenho asma), estresse e ansiedade. Ganhei um brilho, ajudou muito meu corpo e melhorou a autoestima. Na Achilles motivam muito a gente e ajudam a sempre melhorarmos nosso desempenho, se não tivesse eles não sei como seria, mas com esse apoio me sinto bem preparada para correr”, conta ela.
“O esporte é uma das mais importantes fontes de saúde e bem-estar. Por isso, apoiar o acesso à atividade física e promover a inclusão em um dos maiores eventos de corrida da América Latina fez todo o sentido para nós, que temos como missão levar mais vida às pessoas”, afirma Ana Luisa Hieux, Diretora Executiva de Assuntos Corporativos do Aché.
Comentários