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A farmacêutica catarinense Airela anuncia R$ 100 milhões de investimentos em pesquisa e infraestrutura. O aporte é sustentado pelos números de expansão da empresa, que viabilizou o lançamento de 155 produtos em 2021 e já obteve, só no primeiro quadrimestre de 2022, quase metade do faturamento do ano passado.

Com receita de R$ 205 milhões, a Airela prevê movimentar R$ 350 milhões no ano. O próximo passo da companhia é expandir o parque fabril, que atualmente tem mais de 16 mil m² de área construída. “Vamos aumentar a capacidade instalada para 26 milhões de unidades de SKUs por mês até o final do ano”, afirma o presidente Marconi Sampaio.

 

Vitamina C é o carro-chefe dos investimentos em pesquisa

A Airela já conta com 170 apresentações de produtos e o ritmo de lançamentos continua alto, principalmente nas categorias de probióticos e medicamentos controlados. Somente na última Abradilan Conexão Farma, realizada em São Paulo, foram 30 novos itens, com destaque para a linha voltada ao reforço do sistema imune. Entre os lançamentos de 2022 na linha farma, destaque para Abidor, Akalmese, Condroflan, Leflora, Abryflui, Expectovic, Aberalgina, Alyviazes, Resfenax, Hyalux Skin, Imunodez e Cogniplex.

A vitamina C é o carro-chefe da companhia, que tem o Vitaxon C como líder absoluto de vendas, com mais de 22 milhões de unidades comercializadas. “Atualmente temos 27 produtos figurando entre as três primeiras colocações em vendas no Brasil, além de ocupar a sétima posição em produção de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) e o segundo lugar em unidades vendidas de vitaminas e sais minerais, de acordo com dados da IQVIA”, ressalta Sampaio.

 

Distribuição pulverizada

Baseada em Pedras Grandes (SC), a farmacêutica fica a 150 km da capital Florianópolis e está próxima aos grandes centros do país – São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba, com fácil acesso a rodovias, portos e aeroportos. “Essa localização favorece nossa capilaridade. Hoje estamos em 78 mil farmácias, por meio de 400 distribuidoras”, informa.

Embora tenha forte atuação no Sudeste, com 33% de penetração, a empresa mantém operações consistentes nas cinco regiões do país. O eixo Norte-Nordeste, por exemplo, responde por 47% das vendas.

Parte dessa pulverização está associada à estratégia de extensão do portfólio por meio de diferentes bandeiras de negócios. O grupo mantém outras duas empresas coligadas. A Avvio, localizada na Bahia, atua nas áreas de cosméticos e produtos para a saúde. Já a Meiskin, com sede em São Paulo, mantém um catálogo exclusivo de produtos voltados para a estética. É a única na América Latina com licença para comercializar o ativo peptídeo botulínico, derivado da toxina botulínica.

“Mais do que dotar as farmácias de um rico acervo de produtos, apostamos também na capacitação da linha de frente. Os PDVs contam com um programa consolidado de treinamentos coordenado por Sidney Casais, consultor com mais de 30 anos de experiência no setor farmacêutico”, destaca o executivo. A meta é treinar 10 mil profissionais até o fim do ano.

 

Fonte Panorama Farmacêutico 

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Joni Mengaldo

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