Hormônio está fazendo sucesso nas fórmulas de produtos de beauté por conta do potencial anti-aging e contra a queda de cabelo
by Ana Flávia Castro | Metrópoles
Uma noite bem dormida é um dos mais importantes pilares da beleza. Não é de se admirar que a melatonina, hormônio conhecido por controlar o relógio biológico e induzir o sono, seria um dos aliados da pele e cabelos saudáveis. Contudo, além do potencial ligado à saúde e bem-estar, a substância é um poderoso ativo quando adicionado às fórmulas de produtos de beauté.
A próxima aposta da indústria tem explicação científica e eficácia comprovada por especialistas. “O segundo maior local de produção de melatonina é a pele, no qual também existem receptores específicos para o hormônio, que age como um poderoso antioxidante”, explica a dermatologista Juliana Piquet.
A profissional ressalta ainda que, em dermocosméticos, o ativo queridinho da vez diminui a morte celular de células saudáveis e contribui com a eliminação das cancerosas, além de neutralizar radicais livres. A melatonina também fortalece a barreira contra os raios UV, vilões da exposição solar.
O uso tópico do hormônio combate o “principal culpado por trás do surgimento de rugas, linhas finas e perda de tônus facial — sendo, portanto, um importante aliado para manter a aparência jovem”, adiciona a dermatologista Lais Leonor, da Clínica Andre Braz.
Fios brilhantes e saudáveis
Além de dar viço e sustentação à cútis, ela também anda de mãos dadas com madeixas saudáveis, cheias e brilhantes. A molécula é promissora no combate à alopecia androgenética (calvície) e seborreia, segundo as especialistas.
“Estudos científicos comprovam o quanto a melatonina é poderosa: aumenta a densidade capilar, dá espessura e impulsiona o número de fios em fase de crescimento e melhora a dermatite seborreica”, enumera Leonor.
Ela ainda inibe a morte das células que produzem a queratina e é antagonista do hormônio que estimula a perda, tendo benefícios na alopecia androgenética feminina. Ou seja, essa não é apenas uma falácia da indústria: vale a pena investir no cosmético.
Diferenças entre sono e beauté
A principal diferença entre o uso da melatonina como regulador do ciclo circadiano e ativo de beleza é a concentração e a finalidade. Via oral, ela é indicada para combater distúrbios do sono. No caso do uso tópico, a concentração é menor, o ativo exerce efeito antioxidante, protetor e anti-aging.
De acordo com a dermatologista Flávia Addor, porta-voz da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o uso da melatonina como suplemento alimentar para melhorar a qualidade do sono demanda uma visita prévia ao médico. O uso cosmético, por sua vez, “não tem contraindicação alguma, porque não induz ao sono”.
Comentários