A Amazon Web Services (AWS) e o Memorial Sloan Kettering Cancer Center (MSK) anunciaram uma parceria esta semana com o objetivo de aproveitar a IA e a computação de alto desempenho (HPC) para pesquisas clínicas e de medicamentos. A colaboração destina-se a acelerar a descoberta de tratamentos para cânceres de alta necessidade não atendida e indicações órfãs.
Os dois planejam construir um recurso de dados longitudinais atualizado para a pesquisa do câncer na MSK, bem como servir como fonte para validar e melhorar a pesquisa do câncer com parceiros. Essa abordagem baseada em dados tem o potencial de revelar novos insights, adaptar tratamentos e melhorar o atendimento ao paciente, de acordo com a dupla.
O vice-presidente de saúde e ciências biológicas da AWS, Dave Levy, disse: "A MSK e a AWS têm uma visão compartilhada para aplicar a tecnologia para melhorar o atendimento e a experiência do paciente, e estamos entusiasmados com a forma como essa colaboração acelerará a descoberta centrada no paciente e a medicina de precisão para o câncer".
Como parte da colaboração, a MSK aproveitará grandes modelos de linguagem (LLMs) por meio do Amazon Bedrock e do Amazon SageMaker, aliviando as limitações de qualidade de dados no desenvolvimento de modelos de IA. As ferramentas aumentarão a densidade de dados e acelerarão o processamento por meio de ajustes finos seguros em coortes de dados de pacientes não identificados, além de oferecer uma plataforma para testar o desempenho do modelo de IA, promovendo assim a confiança nos resultados.
Esse desenvolvimento permite que os pesquisadores e profissionais de saúde da MSK monitorem com mais eficácia as mudanças no câncer de um paciente ao longo do tempo por meio de trajetórias de doenças computáveis.
Os pesquisadores da MSK também esperam acelerar os estágios iniciais do desenvolvimento de medicamentos usando o AWS Drug Discovery Workbench para rastrear rapidamente milhões de compostos em busca de candidatos terapêuticos promissores. Os recursos de computação de alta performance da AWS, como o AWS ParallelCluster, acelerarão ainda mais as simulações complexas e o processamento de dados Cryo-EM, ajudando a entender as estruturas de proteínas e as interações medicamentosas em nível molecular, reduzindo o cronograma e o custo do desenvolvimento de tratamentos que salvam vidas.
"Combinar a experiência em pesquisa de câncer da MSK e vastos recursos de dados de mais de um século de cuidados oncológicos com os recursos avançados de nuvem e IA da AWS cria um poderoso mecanismo de inovação", disse Levy.
Amazon adiciona ao seu portfólio de parceiros
A Amazon firmou várias parcerias relacionadas à saúde recentemente.
Em janeiro, o provedor de serviços em nuvem anunciou duas novas parcerias com a Aidoc e a Arrive Health, focadas em enfrentar os desafios sistêmicos de prestação de cuidados usando modelos fundamentais, e também lançou uma solução de IA generativa (genAI) destinada a tornar os medicamentos necessários mais acessíveis.
No final de 2024, a AWS fez parceria com a Kipu Health para introduzir o genAI na saúde comportamental, aprofundou sua colaboração com a Sapio Sciences e a NVIDIA para promover a IA na descoberta de medicamentos e ajudou a Anthropic no desenvolvimento e implantação de sistemas avançados de IA.
Fonte: Memorial Sloan Kettering Cancer Center
Comentários