Compra da Horizon Therapeutics será a maior aquisição já feita pela americana Amgen - Foto: Bloomberg
Aquisição vai garantir à gigante americana em biotecnologia os direitos sobre o Tepezza, que trata uma condição autoimune extremamente dolorosa e rendeu receitas bilionárias para a irlandesa Horizon
Por Bloomberg — Nova York
A americana Amgen, gigante do setor de biotecnologia, vai comprar a Horizon Therapeutics por US$ 26,4 bilhões, informaram fontes próximas à negociação.
Será a maior aquisição já feita pela Amgen e vai lhe garantir os direitos sobre o Tepezza, primeiro tratamento para doença ocular da tireoide já aprovado por autoridades sanitárias e que garantiu receitas bilionárias para a irlandesa Horizon.
O Tepezza, que trata uma condição autoimune extremamente dolorosa, foi responsável por metade das vendas anuais de US$ 3,6 bilhões da Horizon no ano passado. Outros medicamentos importantes da farmacêutica são o Krystexxa (para gota) e Ravicti, para distúrbios da ureia.
A Horizon tem sede fiscal na Irlanda, mas foi fundada em Chicago. Sua compra pela Amgen ocorre após a francesa Sanofi ter saído da disputa.
No domingo, a Sanofi informou em nota que não faria uma oferta pela Horizon porque “as expectativas de preço não estavam de acordo com os critérios de criação de valor da empresa”.
Comentários