Casos de sífilis aumentam nos EUA e clínicas de DST alertam que estão lutando para encontrar antibióticos cruciais - Imagem: Shutterstock
Coalizão Nacional de Diretores para assuntos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e 38 grupos de saúde pública pedem ajuda à Casa Branca
by Jacqueline Howard | CNN
O tratamento antibiótico mais usado contra a sífilis está em falta nos Estados Unidos à medida que as infecções por essa bactéria aumentam, e mais de trinta grandes grupos de saúde pública apelam à intervenção da Casa Branca.
A Coalizão Nacional de Diretores para assuntos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e 38 grupos de saúde pública enviaram uma carta na segunda-feira (2) aos membros da força-tarefa contra a escassez de medicamentos da Casa Branca, detalhando como as clínicas estão enfrentando problemas ao encomendar o medicamento para sífilis.
A bicilina, uma forma injetável de ação prolongada do antibiótico penicilina, é usada no tratamento da sífilis. Aqueles que conseguiram fazer pedidos estão recebendo apenas pedidos parcialmente atendidos ou atrasados.
A carta pede ao grupo de trabalho da Casa Branca que assuma o déficit de bicilina como prioridade e trabalhe com a empresa farmacêutica Pfizer para garantir um fornecimento adequado.
“A Bicilina LA continua a ser o tratamento preferido para a sífilis primária e secundária em adultos, bebês e crianças, e o único tratamento aprovado para a sífilis em mulheres grávidas”, de acordo com a carta.
“Como único fabricante de penicilina G benzatina nos Estados Unidos, a incapacidade da Pfizer de fornecer quantidades adequadas de Bicilina LA deixou a Food and Drug Administration [órgão equivalente à Anvisa nos EUA], os Centros de Controle e Prevenção de Doenças e muitos departamentos de saúde locais e estados lutando para racionar adequadamente os produtos”, diz a carta, assinada por organizações envolvidas em assuntos de saúde pública.
“As comunidades afetadas e as principais partes interessadas precisam conhecer as causas exatas da atual escassez, incluindo a forma como a Pfizer planeia resolver esta situação e evitar que aconteça novamente. Os investimentos nos esforços de prevenção da escassez devem ser priorizados e esperamos que a empresa já esteja fazendo progressos na resolução da escassez de Bicilina LA mais cedo do que o indicado. Mas precisamos do apoio do grupo de trabalho contra a escassez de drogas para garantir a responsabilização.”
A Coalizão Nacional de Diretores para assuntos relacionados a ISTs confirmou à CNN na terça-feira que não recebeu resposta da Casa Branca ou da força-tarefa.
Um porta-voz da Casa Branca disse em um comunicado que o governo “continua focada no fortalecimento da resiliência de cadeias de abastecimento críticas, incluindo aquelas de produtos médicos, como produtos farmacêuticos”. “O presidente [Joe] Biden emitiu cinco ordens executivas para catalisar a ação de todo o governo em direção a esses objetivos.”
Comentários