Um artigo publicado no periódico Psychotherapy And Psychosomatics revelou que as pessoas que utilizam antidepressivos para tratar depressão têm 250% a mais de chances de tentar o suicídio.
Segundo os responsáveis pelo estudo, é imprescindível que os médicos expliquem aos pacientes todos os riscos envolvidos nesse tipo de medicação, inclusive ao parar de tomá-la bruscamente, pois, de acordo com eles, pode motivar o suicídio.
Opinião de um especialista em antidepressivos
Em entrevista ao jornal britânico Daily Mail, o psiquiatra Peter Gorgon questiona a publicação do Psychotherapy And Psychosomatics pois, conforme explica, essa informação está atrasada, visto que os antidepressivos vêm se popularizando e causando prejuízos há mais de 20 anos.
O próprio dr. Gorgon é vítima dessas drogas. Seu problema teve início no nascimento do filho. Sem dormir bem por vários dias, dr. Gorgon desenvolveu ansiedade. Na época ele era estudante de Psiquiatria e aceitou a prescrição de um profissional mais velho: tomar antidepressivos.
A partir daí foram várias tentativas de largar a droga. A cada nova tentativa, novos sintomas surgiam. Tremores nas mãos, suores, zumbidos no ouvido, dores de cabeça e até mesmo alucinações.
“Eu tentei trocar de remédios, diminuir a dose e parar de vez, mas estou preso aos antidepressivos”, declarou ele. “Após anos ingerindo o medicamento tentei parar, mas meu humor foi prejudicado de uma maneira que eu nunca havia experimentado antes. Eu comecei a ter pensamentos suicidas”.
O psiquiatra perseguido
Após anos sofrendo para se livrar dos antidepressivos, o dr. Peter Gorgon passou a fazer campanhas alertando sobre os riscos desses medicamentos. Entretanto, em vez de dar atenção à sua experiência, colegas de profissão menosprezam e marginalizam dr. Gorgon. Alguns deles chegam a afirmar que a sanidade do psiquiatra está comprometida.
Essa resistência existe, em grande parte, porque a indústria farmacêutica ganha muito dinheiro vendendo antidepressivos. Somente os brasileiros gastam mais de R$ 1 bilhão por ano com esses medicamentos. No mundo inteiro é impossível mensurar o lucro das grandes empresas fabricantes.
Essas mesmas empresas, inclusive, patrocinam estudos sobre o tema. Assim é comum ler que novos antidepressivos fazem bem; mas é raro ler os riscos que correm os consumidores. Elas também visitam consultórios e faculdades de Psiquiatria, demonstrando “as maravilhas causadas pelos antidepressivos”.
“Pela minha experiência, eu acredito que antidepressivos podem aumentar o risco de suicídio por causarem enormes mudanças no comportamento, especialmente quando as pessoas estão começando a tentar largar os remédios”, afirma dr. Gorgon. “Mas médicos e cientistas profissionais insistem em ignorar isso. Só posso chamar esse comportamento de cegueira voluntária”.
Fonte: Arca Universal
Comentários