vacina-febre-amarela2.jpgFoto: Reprodução/TV Anhanguera

 

 

 

Por MG1 — Belo Horizonte

 

Mães de bebês que estão na época de tomar a vacina contra a febre amarela foram surpreendidas quando chegaram aos postos de saúde de Belo Horizonte e viram um aviso sobre "extensão do prazo de validade" do imunizante.

É que a vacina que está sendo aplicada estava, inicialmente, vencida desde maio de 2020, mas teve a data de validade estendida até maio de 2022, de acordo com orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A principal reclamação que uma das mães fez à TV Globo é a falta de comunicação e orientação por parte da prefeitura da capital, que não informou se essa extensão do prazo de validade é confiável.

 

Em nota, a PBH disse que alguns lotes da vacina contra a febre amarela tiveram o prazo de validade estendido para 36 meses a partir da data de fabricação e que isso não traz nenhum risco para a população.

A virologista Jordana Reis explica como funciona a extensão:

 

“Isso foi feito mediante a verificação de que a vacina estava funcionando mesmo após o prazo de validade, isso é feito baseado em testes laboratoriais e científicos que comprovaram a eficácia daquele lote de vacina atenuado da febre amarela que é utilizado na vacinação. Com isso, temos confiança de que a gente pode utilizar a vacina por um prazo mais estendido. Estratégia importantíssima para imunizar a população, que não teve oportunidade na pandemia", disse ela.

 

A TV Globo procurou o Ministério da Saúde e Anvisa para mais detalhes desta ampliação do prazo de validade do imunizante e aguarda retorno.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Joni Mengaldo

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob