Quando o assunto é digital, somente 5% das empresas no âmbito global podem ser definidas como líderes. A conclusão é da Dell Technologies, segundo a qual esta percentagem demonstra que não houve desenvolvimentos na matéria desde 2016.
"Num futuro próximo, qualquer organização irá precisar de ser uma organização digital e a nossa pesquisa indica que a maioria ainda tem um longo caminho a percorrer", comenta Michael Dell, presidente e CEO da Dell Technologies.
O mais recente Índice de Transformação Digital Tecnologica revela que os programas de transformação digital de muitas empresas ainda se encontram numa fase inicial: 73% dos líderes empresariais da região EMEA admite que a transformação digital deve ser mais difundida em toda a organização.
O mesmo índice mostra que Portugal é um dos países europeus com maior maturidade na transformação digital, tendo em conta dados de 2018.
VEJA TAMBÉM:
EXPERIMENTO CONECTA CÉREBROS DE 3 PESSOAS E PERMITE QUE ELAS COMPARTILHEM PENSAMENTOS
VULNERABILIDADE EM PROGRAMADORES DE MARCAPASSOS
COMPROMISSO COM A INOVAÇÃO É DEDICAÇÃO COM A SAÚDE
BOIRON ESCOLHE SÃO PAULO PARA INAUGURAR SUA PRIMEIRA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO NO MUNDO
COM AI E ANALYTICS, ACHÉ LABORATÓRIOS LEVA AUTONOMIA A DIFERENTES ÁREAS
No geral, os mercados emergentes, como a Índia, Brasil e Tailândia, são os mais maduros. Em contraste, as geografias mais desenvolvidas, como o Japão, Dinamarca e França, estão ficando para trás.
Na região EMEA, 51% das empresas acredita que terá dificuldades em responder à procura dos clientes e um em cada três teme não conseguir acompanhar a evolução dentro de cinco anos. Por outro lado, em Portugal, 94% das empresas acredita ser capaz de responder às solicitações dos seus clientes, no mesmo prazo.
O que afasta, então, as empresas da digitalização?
Falta de orçamentos e recursos, preocupação com a privacidade e segurança de dados, regulação e mudanças legislativas, falta de competências e conhecimentos internos e uma cultura digital imatura são os principais entraves.
Comentários