Tray Organizing Manager, o TOM. Foto: Divulgação B. Braun
O sistema TOM (Tray Organizing Manager), desenvolvido pelo Grupo B. Braun, fornece dados em tempo real e revoluciona as rotinas no centro cirúrgico
A tecnologia hospitalar tem permitido a otimização e precisão dos procedimentos administrativos e logísticos de centros hospitalares pelo mundo. No Brasil, um aplicativo de gestão de controle de materiais está revolucionando a rotina do Hospital Angelina Caron (HAC), na Região Metropolitana de Curitiba. É o Tray Organizing Manager, o TOM, desenvolvido pelo Grupo B. Braun e aplicado pela primeira vez em um hospital no país.
“O HAC realiza cerca de duas mil cirurgias por mês. Antes do TOM, os processos eram gerenciados com arquivos impressos, o que levava muitas horas de busca pelos dados de preparação. Agora, podem ser acessados em tempo real, digitalmente. Somos os primeiros do Brasil a contratá-lo e os resultados têm sido excelentes”, afirma Bernardo Caron, diretor administrativo do hospital.
Padronização e menos reclamações
Além de fornecer os dados de pacientes e materiais em tempo real, o TOM facilita o processo de preparo das caixas cirúrgicas, diminuindo drasticamente a incidência de caixas preparadas de forma errada e, consequentemente, o número de reclamações e transtornos no centro cirúrgico.
“O sistema possibilitou padronizar o preparo das caixas e melhorou o aprendizado da equipe, pois quando o material é desconhecido, basta clicar na foto. Com os dados gerados, é possível visualizar os colaboradores com maior produção, além dos dias e horários da semana”, pontua o diretor.
Interface de fácil acesso
O TOM é o primeiro aplicativo desenvolvido gratuitamente que contribui para a melhoria no gerenciamento do instrumental cirúrgico dentro do Hospital. “Com uma interface amigável e de fácil utilização, informações e gerenciamento que antes consumiam horas de trabalho agora passam a ser acessadas rapidamente, contribuindo para uma melhoria na gestão, controle e agilidade no processo. Devido à nossa parceria, estrutura e maturidade do Hospital, escolhemos o Hospital Angelina Caron para receber a primeira instalação desse sistema aqui no Brasil”, diz Bruno Sotero, gerente de projetos de instrumentação cirúrgica da B. Braun.
Sobre a B. Braun
A B. Braun Brasil desenvolve soluções eficazes e orienta os padrões do sistema de assistência médica impulsionada pelo diálogo construtivo mantido com clientes e parceiros. Subsidiária do Grupo B. Braun internacional, a empresa é uma das líderes do mercado, provedora de produtos de assistência médica no país. Suas quatro divisões direcionam produtos e serviços para quatro diferentes setores médicos: hospitalar, cirúrgico, homecare e terapias de substituição renal.
Sobre o Hospital Angelina Caron
O Hospital Angelina Caron está localizado na cidade de Campina Grande do Sul, na Grande Curitiba (PR). De caráter eminentemente social e filantrópico, a instituição é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do Brasil e um dos maiores parceiros do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná. Realiza, anualmente, 2,07 milhões de procedimentos em pacientes de todo o país, sendo 93% pelo SUS. Atua em todas as vertentes da medicina e é um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa. O Serviço de Transplantes de Órgãos é um dos mais destacados, reconhecido internacionalmente, com cerca de 300 procedimentos por ano nas áreas hepática, renal, reno-pancreática, cardíaca e de tecidos corneanos.
Redação DikaJob com informações do SEGS
Comentários