Um aplicativo de celular lançado no início desse mês indica quais remédios estão disponíveis e a quantidade de cada medicamento nas farmácias da rede pública de saúde de Ribeirão Preto.
Também por meio do aplicativo o paciente poderá acompanhar os agendamentos de consultas e localizar a unidade de saúde mais próxima de sua casa.
"Para a gente que mora longe, facilita bastante. Não precisa perder a viagem", disse a auxiliar de limpeza Francis Joice Rodolpho, de 30 anos. Ela reside no Heitor Rigon e buscava atendimento na UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde) do Quintino 2, na manhã desta quarta-feira (11).
Já a faxineira Irene Aparecida Vicente, 48, afirmou que já precisou de um medicamento e chegou a perder a viagem ao não encontrá-lo na farmácia da UBDS do Quintino 2.
"Às vezes, o Diazepam está em falta. Mas com o aplicativo será ótimo porque não vou mais perder tempo de até a farmácia quando não tiver", disse.
A cabeleireira Neubi Helena de Oliveira, 58, aprovou a ideia do aplicativo da Saúde.
"É maravilhoso porque a gente perde muito tempo atrás do remédio. Faz três meses que minha mãe faleceu e todo remédio que ela precisava não tinha. O do coração custava quase R$ 330. Aí, a gente rodava nos postos para ver se achava. Tomara que o aplicativo funcione", declarou.
style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="1871484486">Como fazer
O paciente precisa atualizar seu cadastro no site e no aplicativo. Somente após esse procedimento é que começará a receber as notificações.
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O APLICATIVO
É necessário ter em mãos os números do Cartão Nacional de Saúde (CNS) e do Hygia (prontuário eletrônico). O usuário digita seu e-mail para receber uma senha.
CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOVA SENHA
Consultas
O paciente também poderá pesquisar data, horário e local de suas consultas, além da agenda de vacinação e verificar a disponibilidade do resultado de exames.
O secretário da Saúde de Ribeirão, Sandro Scarpelini, afirmou que as faltas em consultas ultrapassam 30% na rede pública municipal. A Saúde, contudo, não informou quantas consultas esse dado representa.
"Esta ferramenta [o aplicativo] colabora para redução de faltas às consultas, filas nas unidades, sem contar a comodidade e tranquilidade de acessar as informações importantes com muito mais agilidade", disse o secretário, por meio de nota publicada pela Saúde.
O aplicativo Saúde Digital foi desenvolvido pela Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto). O custo não foi informado.
style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="1871484486">
Comentários