Após impasse, OMS adia decisão sobre emergência global

O Estado de S.Paulo

23/01/20 - Com seu comitê de especialistas dividido, a Organização Mundial da Saúde (OMS) adiou para hoje a decisão sobre possível declaração de emergência de saúde pública internacional por causa do novo coronavírus.


A expectativa era de um anúncio ontem, após reunião do comitê de emergência com especialistas de todo o mundo. O grupo ficou reunido na sede da OMS, em Genebra, por mais de oito horas, mas não houve consenso. Diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus decidiu fazer outra reunião hoje, para colher mais informações. “A decisão sobre declarar ou não emergência em saúde pública de interesse internacional é algo extremamente sério e só estarei preparado para tomar essa decisão com a devida consideração de todas as evidências”, disse ele. Não há, por enquanto, recomendação de evitar viagens à China.


A OMS já declarou emergência global cinco vezes. A primeira foi no surto de gripe H1N1, em 2009. Repetiu a medida nas epidemias de poliomielite (2014), zika (2016) e Ebola (duas vezes, em 2014 e no ano passado).

 

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob