Apple adquire startup focada em I.A e reconhecimento de imagens
A aquisição da Xnor.ai é a segunda compra da Apple focada em inteligência artificial em dois meses
por Tainá Freitas
Startse
A Apple adquiriu a 44ª startup mais promissora dos Estados Unidos em inteligência artificial, de acordo com ranking da Forbes. A companhia liderada pelo Tim Cook comprou a Xnor.ai por cerca de US$ 200 milhões. A startup desenvolve I.A e reconhecimento de imagens diretamente para dispositivos, diminuindo a dependência de algoritmos hospedados em nuvens.
A companhia não confirmou a aquisição da Xnor.ai. “A Apple compra empresas menores de tecnologia de tempos em tempos e nós geralmente não discutimos nossos motivos ou planos”, disse a companhia ao GeekWire, o primeiro a noticiar a transação. A Apple adquiriu uma startup de inteligência artificial recentemente, em dezembro, com foco em melhorias na qualidade de fotos.
A Xnor.ai foi criada no Instituto Allen de Inteligência Artificial (AI2), idealizado pelo cofundador da Microsoft Paul Allen. A startup foi fundada dentro da incubadora, que apostou US$ 2,6 milhões em um investimento semente em 2017. Um ano depois, a companhia realizou uma rodada série A liderada pela Madrona e com participação da Autotech Ventures, NGP Capital e Catapult Ventures.
Não há detalhes de como a Xnor.ai irá operar após a aquisição pela Apple. Ainda de acordo com o Geekwire, que visitou o escritório da empresa, foi possível ver uma mudança acontecendo – possivelmente para a sede da Apple em Seatle.
Comentários