O primeiro medicamento especificamente concebido para prevenir enxaquecas foi aprovado pela Agência Europeia do Medicamento. O laboratório diz que os pacientes poderão receber tratamento privado a partir de setembro sob licença da União Europeia.
RTP
O laboratório Novartis assegura que os pacientes poderão receber o tratamento a partir do próximo mês de setembro. A Agência Europeia do Medicamento indica que o medicamento estará disponível para pacientes que têm pelo menos quatro enxaquecas por mês.
O fármaco, também conhecido como Aimovig, foi concebido para bloquear o recetor peptídico, relacionado com o gene da calcitonina, que se pensa estar envolvido na ativação da enxaqueca.
De acordo com o laboratório, após vários testes, o mediamento mostrou reduzir para metade o número médio de dias que os pacientes sofrem de enxaqueca por mês.
Aimovig é "o primeiro e único tratamento licenciado especificamente para prevenir a enxaqueca, demonstrando o nosso compromisso com o desenvolvimento de terapias inovadoras para pessoas que vivem com algumas das condições mais debilitantes", disse Haseeb Ahmad, diretor administrativo do Reino Unido e Irlanda da Novartis Pharmaceuticals.
Comentários