960x0.jpg?format=jpg&width=960

As 5 maiores tendências de negócios para 2023

 

As empresas enfrentaram enormes desafios e passaram por uma quantidade incrível de mudanças nos últimos anos, e isso não diminuirá em 2023. As empresas terão que lidar com os efeitos posteriores da pandemia global, a invasão da Ucrânia pela Rússia, os desafios econômicos, bem como um desenvolvimento cada vez mais rápido de tecnologias.

Aqui estão as tendências que acredito que terão o maior impacto no dia-a-dia na forma como trabalhamos e fazemos negócios em 2023.

 

1. Transformação digital acelerada

Em 2023, vemos a continuação de inovações e desenvolvimentos em tecnologias transformadoras, como inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), realidade virtual e aumentada (VR / AR), computação em nuvem, blockchain e protocolos de rede super-rápidos como o 5G. Além disso, essas tecnologias digitais transformacionais não existem isoladamente umas das outras, e veremos as fronteiras entre elas se esbatendo. Novas soluções para trabalho aumentado, trabalho híbrido e remoto, tomada de decisões de negócios e automação de cargas de trabalho manuais, rotineiras e criativas combinam essas tecnologias de maneiras que permitem que elas se aprimorem mutuamente. Isso nos aproxima mais do que nunca do ponto em que somos capazes de criar "empresas inteligentes", onde sistemas e processos se apoiam mutuamente para concluir tarefas servis e mundanas da maneira mais eficiente possível.

Para se preparar para isso, as empresas devem garantir que incorporem a tecnologia certa em todos os seus processos e em todas as áreas de operações. Neste ponto, há realmente muito pouca desculpa para estar no negócio e não ter uma compreensão de como a IA e as outras tecnologias mencionadas acima afetarão seus negócios e indústria. Vendas e marketing mais eficazes, melhor atendimento ao cliente, cadeias de suprimentos mais eficientes, produtos e serviços mais alinhados com as necessidades do cliente eprocessos de fabricaçãosimplificados estão todos na mesa e, em 2023, as barreiras para acessá-los serão menores do que nunca. Muitas dessas tecnologias, como IA e blockchain, agora estão disponíveis em modelos "como serviço" por meio da nuvem, e novas interfaces e aplicativos dão às empresas acesso a elas por meio de ambientes sem código.

 

2. Inflação e segurança da cadeia de abastecimento

As perspectivas econômicas para a maior parte do mundo não parecem boas em 2023. Especialistas nos dizem que esperamos inflação contínua e crescimento econômico moderado. Muitas indústrias ainda são atormentadas por problemas na cadeia de suprimentos que surgiram durante as paralisações globais causadas pela Covid-19 e só pioraram devido à guerra na Ucrânia. Para combater isso e se manter à tona, as empresas precisam melhorar sua resiliência de qualquer maneira que puderem. Isso significa reduzir a exposição a preços voláteis de commodities no mercado, bem como construir medidas de proteção nas cadeias de suprimentos para lidar com a escassez e o aumento dos custos logísticos.

É importante que as empresas mapeiem todas as suas cadeias de suprimentos e identifiquem qualquer exposição aos riscos de oferta e inflação. Dessa forma, eles podem explorar maneiras de mitigar esse risco, como fornecedores alternativos e se tornarem mais autossuficientes. Recentemente, trabalhei com várias empresas que decidiram terceirizar partes de sua fabricação depois que identificaram um risco de depender da fabricação chinesa que ainda é atormentada por uma política de Covid zero e subsequentes paralisações.

 

3. Sustentabilidade

O mundo está cada vez mais acordando para o fato de que o desastre climático representará um desafio muito maior do que qualquer coisa que tenhamos experimentado nas últimas décadas e diminuirá os desafios enfrentados pela pandemia de Covid. Isso significa que investidores e consumidores preferem empresas com as credenciais ambientais e sociais certas, e as tendências de compra estão sendo cada vez mais impulsionadas por consumidores conscientes – aqueles entre nós que priorizam fatores como impacto ecológico e sustentabilidade ao escolher de quem comprar ou fazer negócios.

Em 2023, as empresas precisam garantir que seus processos ambientais, sociais e de governança (ESG) sejam movidos para o centro de sua estratégia. Isso deve começar com a medição do impacto que qualquer empresa está tendo na sociedade e no meio ambiente e, em seguida, passar para o aumento da transparência, relatórios e prestação de contas. Toda empresa precisa de um plano com metas e prazos claros de como reduzir quaisquer impactos negativos e, em seguida, o plano precisa ser sustentado por planos de ação sólidos. A avaliação e os planos também devem ir além dos muros da empresa e cobrir toda a cadeia de suprimentos e as credenciais ESG dos fornecedores. Por exemplo, é fácil esquecer o impacto ambiental dos provedores de serviços em nuvem e o impacto dos data centers no meio ambiente.

 

4. Experiência imersiva do cliente

Em 2023, os clientes anseiam por experiência acima de tudo. Isso não significa necessariamente que o preço e a qualidade fiquem em segundo plano, no entanto. Ambos desempenham um papel, até certo ponto, na maneira como experimentamos o processo de escolher, comprar e desfrutar dos bens e serviços em que gastamos nosso dinheiro.

O papel que a tecnologia desempenha aqui, tradicionalmente, tem sido o de agilizar os processos e remover o incômodo da vida do consumidor. Pense em mecanismos de recomendação que nos ajudam a escolher o que comprar ou portais de atendimento ao cliente on-line que lidam com problemas e suporte pós-venda. Estes ainda desempenharão um papel fundamental em 2023, mas o jogo evoluiu, com as palavras-chave deste ano sendo imersão e interatividade.

O metaverso – uma espécie de termo genérico usado pelos futuristas para descrever o "próximo nível" da internet, onde interagimos com marcas e colegas consumidores por meio de tecnologia imersiva, incluindo ambientes 3D e VR – é o estágio em que isso se desenrolará. Pense em lojas on-line onde podemos navegar e "experimentar" representações virtuais de roupas, joias e acessórios. Podemos usar camarins virtuais para vestir avatares de nós mesmos – como já foi pioneiro por pessoas comoHugo Boss – ou pode envolver AR, como usado peloWalmart, para ver como as roupas se encaixam em nossos corpos reais. Essas tendências afetarão o varejo on-line e off-line.

A tendência para a experiência é tão forte que marcas como Adobe e Adweek estão nomeandodiretores de experiência (CXO) para garantir que ela seja um elemento fundamental da estratégia de negócios. Além da experiência do cliente, as empresas precisam cada vez mais pensar na experiência do funcionário à medida que a competição pelos trabalhadores mais talentosos e qualificados se torna mais intensa.

 

5. O desafio do talento

Ao longo do ano passado, vimos enormes movimentos de pessoas talentosas, referidas como a grande demissãoe oabandono silencioso, à medida que os trabalhadores reavaliavam o impacto do trabalho e o que querem tirar de suas vidas. Isso pressionou os empregadores a garantir que eles estejam oferecendo carreiras atraentes, a flexibilidade do trabalho híbrido e um ambiente de trabalho atraente e uma cultura da empresa. Oferecer às pessoas um trabalho gratificante, oportunidades contínuas de crescer e aprender, flexibilidade e locais de trabalho diversificados e orientados para o valor serão essenciais em 2023.

Além disso, a transformação digital acelerada (tendência acima) leva a mais automação no local de trabalho que aumentará praticamente todos os trabalhos do mundo. Os seres humanos compartilharão cada vez mais seu trabalho com máquinas inteligentes e robôs inteligentes, e isso tem enormes implicações para as habilidades e talentos que as empresas exigem no futuro. Isso significará requalificar e melhorar a qualificação de grandes influências de pessoas em nossos negócios, bem como recrutar novas pessoas que tenham as habilidades necessárias para o futuro.

Por um lado, as empresas devem lidar com a vasta lacuna de habilidades que existe em áreas como ciência de dados, IA e outras áreas de tecnologia, garantindo que estejam criando os dados e a força de trabalho experiente em tecnologia necessários para ter sucesso no futuro. E, por outro lado, à medida que os empregos humanos são aumentados pela tecnologia, as empresas devem treinar novamente a equipe com as habilidades necessárias para trabalhar ao lado de máquinas inteligentes e aumentar suas habilidades exclusivamente humanas que atualmente não podem ser automatizadas. Em 2023, incluirá habilidades como criatividade, pensamento crítico, comunicação interpessoal, liderança e aplicação de qualidades "humanas", como carinho e compaixão.

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob