show_WhatsApp_Image_2018-12-08_at_00.20.54_1FA968F3-8ED3-4E8C-8E0D-11AD4EC5C595.jpeg?width=600
Foto: Divulgação
Objetivo é mostrar a necessidade do profissional no Estado. Grupo pretende alcançar a marca de 1 milhão de votos para chamar a atenção do Governo Federal
por Álik Menezes
Manaus (AM)

Ao afirmar que o serviço público de saúde não possui número de farmacêuticos necessário para garantir atendimento de excelência aos pacientes, o presidente da Associação de Farmácia Clínica do Estado do Amazonas, Jones Costa Fonseca, lançou uma petição on line propondo a criação do programa “Mais Farmacêuticos no Amazonas”. O grupo pretende alcançar a marca de 1 milhão de votos para chamar a atenção do Governo Federal.

Segundo o presidente da AFCEA, o objetivo e maior desafio da associação é incluir o conceito de equipe multiprofissional no atendimento público do Amazonas e chegar até ao Governo Federal mostrando o papel clínico e a necessidade do serviço desses profissionais.

“A medicina sem suporte do profissional da medicação e das análises clínicas realmente fica um pouco desprotegida. Ela precisa daquele profissional que vai comandar a parte de medicamento, as orientações e o monitoramento”, afirmou. 

Dificuldade

O especialista afirmou que na capital existe uma dificuldade de encontrar farmacêuticos em todas as unidades de saúde e no interior a situação é ainda mais crítica. “Tem unidade que não tem profissional a toda hora, enquanto deveria ter sempre que tivesse farmácia funcionando. Então, o paciente chega lá e não tem todas as orientações. E no interior a situação é ainda pior porque tem município que não tem farmacêutico. Como fica a situação desses pacientes que não são atendidos pelos profissionais? Que não recebem orientação? Fica complicado”, disse. 

O idealizador do programa afirmou que ele funcionaria semelhante ao “Programa Mais Médicos”, onde o farmacêutico seria selecionado pelo Governo Federal e disponibilizado para atender nos municípios do Estado do Amazonas.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob