Astellas planeja financiar a aquisição da Propella usando dinheiro em caixa. Crédito: JHVEPhoto/Shutterstock.com.
A Astellas adquirirá o principal candidato a produto da Propella, o PRL-02, para o tratamento do câncer de próstata.
A Astellas Pharma assinou um acordo para a aquisição da totalidade das ações ordinárias em circulação e participações acionárias da empresa biofarmacêutica Propella Therapeutics em um negócio de US$ 175 milhões.
A Propella aproveita uma plataforma que mescla a segmentação linfática com a química medicinal para desenvolver terapias oncológicas.
Como parte da fusão, que está sendo executada por meio de uma subsidiária nos EUA, a Astellas adquirirá o principal candidato a produto da Propella, o PRL-02 (decanoato de abiraterona), para o tratamento do câncer de próstata.
Um inibidor da biossíntese de andrógenos, PRL-02 é um pró-fármaco abiraterona.
Este candidato a produto está a ser analisado num ensaio clínico de Fase I e entrará em ensaios de Fase IIa em 2024.
Astellas planeja financiar a aquisição usando dinheiro em caixa.
A fusão está prevista para ser concluída até 31 de março de 2024.
O presidente e CEO da Astellas, Naoki Okamura, declarou: "A aquisição se encaixa na estratégia da Astellas de fornecer aos pacientes opções terapêuticas para doenças com altas necessidades médicas não atendidas.
"A Propella tem um programa promissor, o PRL-02, voltado para o câncer de próstata.
"Acreditamos que a sinergia com as capacidades globais de desenvolvimento e comercialização da Astellas nos campos do câncer e da urologia acelerará o desenvolvimento do PRL-02 e oferecerá um novo valor aos pacientes com câncer de próstata."
Em setembro de 2023, a Astellas anunciou a apresentação de um pedido de planejamento para estabelecer uma nova unidade de fabricação de medicamentos em Tralee, Condado de Kerry, Irlanda.
A empresa planeja investir € 330 milhões na instalação.
Comentários