16,8 milhões de pessoas vivem com diabetes no Brasil; doença pode ser monitorada por farmacêuticos especializados

 

537 milhões de adultos do mundo todo têm diabetes, doença que é considerada uma das emergências globais de saúde que mais crescem no século. Os dados são da Federação Internacional de Diabetes. Na América Latina, o Brasil é o país com mais casos: estimativas apontam que 16,8 milhões de pessoas vivem com diabetes por aqui. Para um controle mais eficaz da enfermidade, a identificação precoce e o acompanhamento constante são fundamentais. Nesse contexto, um farmacêutico de confiança pode ser um importante aliado.

“Para administrar bem a doença, deve-se controlar o consumo de alimentos gordurosos, assim como de produtos à base de carboidratos, refrigerantes, frutas [devido à frutose] e frituras”, aponta Priscila Sousa Ramos da Cunha, líder farmacêutica dos Serviços Avançados Nissei (SAN), da rede de farmácias Nissei. “É essencial também evitar o aumento do colesterol e triglicerídeos, reduzir a gordura corporal e praticar atividades físicas regulares”, diz, complementando que em determinados casos o uso da insulina ou de outros medicamentos pode ser indicado para a diminuição da glicose.

Cerca de 90% dos pacientes com a doença desenvolvem o diabetes Tipo 2, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Diferentemente do Tipo 1, que comumente se manifesta na infância e adolescência, o Tipo 2 surge na fase adulta, devido à incapacidade do corpo de utilizar a insulina produzida pelo pâncreas ou quando a quantidade produzida não é o suficiente para baixar os níveis de glicemia.

O tratamento do diabetes Tipo 1 demanda aplicação de insulina, por conta da inabilidade do corpo de produzir o hormônio. É possível aliar o tratamento a outros medicamentos e a um estilo de vida saudável.

Quando mal cuidado e mal controlado, o diabetes pode causar a perda de membros (amputação dos dedos do pé e amputação do pé), comprometimento vascular e dores agudas em membros inferiores. Além disso, a falta de tratamento pode ocasionar a diminuição da visão, chegando à cegueira; comprometimento renal, com necessidade de realização de hemodiálise; e alteração de pressão arterial pelo comprometimento dos rins. A Federação Internacional de Diabetes calcula que 6,7 milhões de pessoas tenham morrido no mundo em decorrência da doença em 2021.

Sintomas e cuidados – O diabetes é uma doença metabólica silenciosa que, após descoberta, exige cuidados diários, sendo que um método é a verificação dos níveis de glicose. Alguns sintomas característicos dos portadores da doença são sede excessiva, gosto metálico na boca, cansaço físico (indisposição) e desejo de urinar constante.

“O acompanhamento com um farmacêutico permite analisar regularmente os cuidados tomados, por meio das medidas de glicemia capilar e medidas de hemoglobina glicada”, aponta Priscila Sousa Ramos da Cunha, farmacêutica da Nissei. “O cuidado individualizado também ajuda a controlar o peso, verificar o uso correto da medicação, a efetividade dos medicamentos e conscientizar o paciente”.

Serviços Avançados Nissei – Os Serviços Avançados Nissei (SAN) são uma iniciativa da rede de farmácias Nissei focada na prevenção de doenças, com atendimento realizado por farmacêuticos clínicos capacitados. “Criamos o SAN com o objetivo de tornar a farmácia, cada vez mais, um hub de saúde especializado em prevenção e cuidados e ser uma ponte entre médicos e pacientes”, conta o CEO da rede, Alexandre Maeoka.

Além do controle de diabetes, estão entre os serviços ofertados o de controle de hipertensão, colesterol, peso, revisão de medicação, orientações para quem deseja parar de fumar e exames de triagem, com Testes Laboratoriais Remotos (TLRs) em dezenas de lojas.

Na lista de exames de sangue estão os de Dengue NS1 e Igg/M, Vitamina D, Zika, Beta HCG (gravidez), Hemoglobina Glicada, Hormônio TSH e Perfil Lipídico. Cada um deles tem o resultado apresentado em tempo máximo de 20 minutos. O SAN também dispõe de uma lista de vacinas: Gripe-Influenza, Pneumonia, Herpes-Zóster, HPV Papilomavírus, Hepatite A Adulto, Meningite B, Pneumonia 13, Meningite ACWY, Tríplice Viral (Sarampo/Caxumba/Rubéola), Hepatite B Adulto, Hepatite B Pediátrica, Difteria/Tétano/Polio, Hepatite A Infantil e Hepatite A Adulto.

 

Sobre as Farmácias Nissei

Com mais de 35 anos de tradição no mercado paranaense e atuação nos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, a Nissei é considerada a sétima maior rede de farmácias do país em número de lojas, segundo a Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias). A rede é credenciada do Programa do Governo Federal Farmácia Popular, que oferta descontos especiais e até remédios essenciais gratuitos. Além disso, a Nissei possui uma filial especializada em medicamentos de alto custo facilitando o dia a dia do cliente.

A Nissei conta hoje com mais de 330 lojas, que geram mais de 6 mil empregos diretos e atendem a mais de 3,5 milhões de clientes por mês. A rede foi responsável por introduzir o conceito de drugstore no mercado paranaense e oferece ao estado o maior número de farmácias 24 horas. As lojas são conhecidas por seus espaços modernos, de fácil localização, amplos estacionamentos, diversidade de produtos e disponibilidade de farmacêuticos qualificados, que promovem o melhor atendimento profissional.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob