Por Folha de São Paulo
A farmacêutica brasileira Hypera —dona de marcas como Apracur, Engov, Gelol e Episol— anunciou nesta sexta-feira (27) que teve alta de 50,7% no lucro líquido no segundo trimestre de 2018, em comparação ao mesmo período do ano passado.
A empresa conseguiu passar quase ilesa pelos efeitos da desvalorização do real e da greve dos caminhoneiros, além de ter pago menos impostos.
O lucro de suas operações continuadas no período somou R$ 278,8 milhões, alta de 22,3% contra um ano antes. Já o lucro líquido cresceu 50,7%, para R$ 277,8 milhões.
O resultado operacional da Hypera medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) das operações continuadas, somou R$ 339,5 milhões, avanço de 12,1%.
De um lado, a receita líquida da companhia cresceu 12,6%, a R$ 920 milhões, refletindo maiores vendas de produtos de prescrição e genéricos e aumento de preços.
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A empresa também disse que o resultado não foi afetado de maneira relevante pela desvalorização do câmbio, já que a maior parte do estoque de matéria-prima consumido no período foi formado antes da desvalorização.
No segundo trimestre a empresa pagou R$ 37 milhões em Imposto de Renda e CSLL, 55% menos do que em 2017, por conta da declaração de juros sobre capital próprio.
Esse conjunto se sobrepôs ao aumento das despesas em algumas áreas. Houve alta de 1,8%, na proporção da receita, nos gastos com marketing para o lançamento de 14 novos produtos, 12 deles marca.
As despesas financeiras passaram do resultado positivo de R$ 26 milhões, para o negativo de R$ 1,8 milhão ano a ano.
A margem Ebitda caiu 0,2 ponto percentual, a 36,9%.
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