Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay
Essa conquista segue a decisão histórica do Bahrein em 2 de dezembro de 2023 de se tornar o segundo país do mundo e o primeiro no Oriente Médio a aprovar Casgevy para o tratamento de SCD e TDT. A aprovação foi concedida após uma avaliação rigorosa da segurança, qualidade e eficácia da terapia.
O processo de transplante em vários estágios envolve estimular a medula óssea do paciente a produzir grandes quantidades de células-tronco usando injeções especializadas e, em seguida, editar as células-tronco para produzir glóbulos vermelhos que carregam hemoglobina funcional. A terceira e última etapa é o transplante das células editadas de volta à corrente sanguínea do paciente após rigorosos testes de qualidade e segurança. Este processo pode ser usado para tratar a talassemia (anemia mediterrânea).
A Dra. Jaleela bint AlSayed Jawad Hasan, Ministra da Saúde, disse: "Este marco exemplifica o compromisso do Bahrein em integrar inovações médicas globais em nossa estratégia nacional de saúde. Ao promover parcerias entre instituições, estamos cumprindo nosso mandato de fornecer acesso a terapias que mudam a vida de todos os beneficiários e posicionando o Bahrein como um centro de cuidados médicos inovadores, de acordo com as diretrizes visionárias de Sua Majestade o Rei Hamad bin Isa Al Khalifa e Sua Alteza Real o Príncipe Salman bin Hamad Al Khalifa, o Príncipe Herdeiro e Primeiro-Ministro.
"O Bahrein tem orgulho de estar na vanguarda dos avanços de ponta na saúde na região. A administração bem-sucedida do transplante autólogo de células-tronco editado por genes demonstra nossa dedicação em fornecer acesso aos tratamentos mais avançados e reforça nossa posição como um centro regional de medicina de precisão", disse o brigadeiro Dr. Shaikh Fahad bin Khalifa bin Salman Al Khalifa, comandante do RMS. "Isso fornece esperança renovada para pacientes com doenças sanguíneas complexas e reforça o foco crescente do Reino na inovação em saúde."
"Como equipe clínica responsável por fornecer este tratamento inovador, estamos honrados em levar a terapia baseada em CRISPR para pacientes no Bahrein e além. Nosso sucesso reflete a dedicação do Centro de Oncologia do Bahrein em combinar tecnologia avançada com experiência de classe mundial. Essa conquista, validada por nossa acreditação internacional em transplante de medula óssea, ressalta nossa missão de transformar os resultados dos pacientes por meio da medicina de precisão e da colaboração com pioneiros globais", disse o Dr. Edward Rowland, CEO do Centro de Oncologia do Bahrein.
A introdução do transplante autólogo de células-tronco editado por genes está alinhada com a estratégia nacional de saúde do Bahrein, que se concentra na promoção de parcerias globais, impulsionando a inovação médica e garantindo o acesso a tecnologias de ponta. Essa estratégia reflete a visão de Sua Majestade o Rei Hamad bin Isa Al Khalifa e as diretrizes de Sua Alteza Real o Príncipe Salman bin Hamad Al Khalifa, o Príncipe Herdeiro e Primeiro Ministro, para fornecer cuidados de saúde inovadores e de classe mundial.
O sucesso deste programa é o resultado da colaboração entre o Ministério da Saúde, os Serviços Médicos Reais, os Hospitais Governamentais e a Autoridade Reguladora Nacional de Saúde, reforçando o papel do Bahrein como líder regional em soluções avançadas de saúde.
Sobre o Centro de Oncologia do Bahrein
O Centro de Oncologia do Bahrein (BOC) é um fornecedor líder de serviços abrangentes de oncologia no Reino, incluindo transplante de medula óssea. Comprometido em fornecer cuidados de saúde de classe mundial, o BOC integra tecnologias médicas de ponta com uma abordagem multidisciplinar para melhorar os resultados dos pacientes. Em 2024, o BOC recebeu o credenciamento da Vertex por seus serviços de transplante de medula óssea e terapia celular, permitindo-lhe fornecer, como um centro de excelência credenciado, terapia de edição de genes baseada em CRISPR, Casgevy (exagamglogene autotemcel), para pacientes com doença falciforme e talassemia beta de todo o mundo.
Fonte: EIN Presswire
Comentários