A fabricante de dispositivos médicos Baxter disse que espera reiniciar a linha de fabricação de soluções intravenosas de maior rendimento em uma fábrica atingida pelo furacão na Carolina do Norte esta semana.
O fechamento temporário no mês passado da unidade de Marion, que produz 60% do suprimento nacional de fluidos intravenosos e soluções de diálise peritoneal, de acordo com a Associação norte-americana de Hospitais, desencadeou uma escassez de produtos intravenosos.
"Estou encorajado pelos relatos de que a Baxter prevê reiniciar a linha de fabricação de maior produtividade na unidade de North Cove da Baxter na próxima semana — mais cedo do que o esperado originalmente", disse o secretário do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, Xavier Becerra, em um comunicado.
Baxter também disse que a Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês) dos EUA autorizou importações temporárias das outras duas unidades de fabricação da empresa, na Tailândia e em Cingapura, enquanto trabalha para colocar a fábrica da Carolina do Norte novamente em operação.
No início desta semana, a empresa disse (link) O objetivo era restaurar o número de novos pacientes que podem começar a usar suas soluções de diálise peritoneal aos níveis pré-furacão Helene até o final do ano.
A Baxter disse que pretende retornar à alocação de 90% a 100% de certas soluções intravenosas até o final de 2024.
Fonte: Reuters
Comentários