O presidente da divisão farmacêutica para a Bayer no Brasil e América Latina, Adib Jacob, dá detalhes sobre a expansão de mercados da empresa
A farmacêutica Bayer, que tem no Brasil a terceira maior operação da companhia no mundo, anunciou a aceleração de diversas inovações médicas, em conversa exclusiva com o portal Guia da Farmácia.
“Para 2023, estamos focando em oncologia, saúde feminina, cardiorrenal, hemofilia e oftalmologia. Em oncologia acabamos de passar por uma consulta pública para a incorporação de darolutamida, para o tratamento de câncer de próstata metastático no rol de cobertura da ANS, ou seja, pacientes que possuem plano de saúde agora poderão ser tratados gratuitamente com o medicamento, se prescrito pelo médico. Antes, estava incorporada apenas a indicação não metastática. Temos um grande foco também em saúde feminina e acabamos de lançar a quarta edição da nossa campanha ‘Liberdade Vem de Dentro’, projeto que tem como objetivo falar sobre a liberdade de escolha das mulheres e ampliar a conscientização sobre o uso de contraceptivos de longa ação, como os DIUs hormonais”, conta o presidente da divisão farmacêutica para a Bayer no Brasil e América Latina, Adib Jacob.
Além disso, a farmacêutica está se preparando para fazer o lançamento de importantes medicamentos na área de cardiorrenal, indicados para diminuir a progressão da Doença Renal do Diabetes.
A complicação é comum nesse perfil de pacientes, mas amplamente subestimada e que pode progredir para estágios avançados da doença, o que leva o paciente a ter que fazer hemodiálise ou transplante renal.
“Em hemofilia, doença que atinge cerca de 13 mil pacientes no Brasil, estamos aguardando a publicação do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para que seja disponibilizado ao paciente gratuitamente nosso medicamento, já incorporado ao SUS. O grande diferencial é que é moderno e de longa ação, o que permite que o paciente faça menos aplicações, aumentando sua qualidade de vida. Para oftalmologia, o aflibercepte completa 10 anos de mercado e recebeu aprovação para sua terceira indicação para Retinopatia da Prematuridade. Importante mencionar que o aflibercepte já está incorporado no SUS para as indicações de Degeneração Macular Relacionada à Idade e Edema Macular Diabético”, explicou Jacob.
Segundo o executivo, o Brasil é um mercado-chave para a Bayer e, especificamente no setor farmacêutico, o país vem ganhando cada vez mais relevância estratégica. “Falando sobre inovação em portfólio, todos os lançamentos recentes da Bayer ou já estão lançados no Brasil ou estão em vias de chegar por aqui. Temos, por exemplo, a darolutamida, medicamento oral para o tratamento combinado do câncer de próstata, segundo tipo mais comum da doença em homens e a quinta causa mais comum de morte em todo o mundo. O Brasil foi o segundo país a lançar o medicamento, atrás apenas dos Estados Unidos”, destaca Jacob.
Atualmente, a companhia trabalha fortemente no acesso a essas terapias mais modernas, tanto com a incorporação de medicamentos no rol do Sistema Único de Saúde (SUS), quando o mesmo é ofertado gratuitamente a toda a população brasileira, quanto no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), quando é ofertado gratuitamente aos pacientes que possuem plano de saúde.
“Os farmacêuticos são profissionais muito importantes para o apoio do cuidado com o paciente, sobretudo em áreas como Hemofilia, Oncologia e Oftalmologia, assim, nosso plano de informações médicas e científicas abrangem um diálogo e uma educação para os profissionais farmacêuticos”, contou o executivo da Bayer.
A empresa dobrou seu portfólio de tratamento oncológicos nos últimos cinco anos, com quase um terço das novas moléculas dentro do pipeline de desenvolvimento da Bayer dedicadas ao combate ao câncer, abrangendo todas as fases do desenvolvimento clínico. Entretanto, a empresa destacou seus planos de se tornar líder no tratamento do câncer de próstata, o segundo tipo mais diagnosticado em homens.
Campanha da Bayer fortalece diálogo sobre saúde reprodutiva e liberdade de escolha
Fonte: Guia da Farmácia
Comentários