31037103289?profile=RESIZE_584x

 

Novo estudo para testar o anticorpo Sema3A em doença renal genética rara


A Evotec SE anunciou que o parceiro Bayer AG iniciou um estudo clínico de fase 2 do BAY 3401016, um anticorpo monoclonal direcionado à Semaforina-3A (Sema3A), como um possível tratamento para a síndrome de Alport.

O programa resulta de uma colaboração de pesquisa multidirecionada entre as duas empresas em doenças renais. A Evotec deve receber um pagamento marco na primeira dosagem do paciente, previsto para o início de 2026.

O estudo ASSESS da Bayer é um ensaio de fase 2a em grupo paralelo, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, com fase de extensão. Ele avaliará a eficácia e segurança do 3401016 BAY em participantes de 18 a 45 anos com síndrome de Alport.

A colaboração entre Evotec e Bayer começou em agosto de 2016 e inclui previsões para desenvolvimento adicional e marcos de vendas, bem como royalties escalonados sobre vendas líquidas caso o medicamento avance para a comercialização.

Dr. Cord Dohrmann, Diretor Científico da Evotec, disse: "Estamos muito satisfeitos que nosso anticorpo desenvolvido conjuntamente, BAY 3401016, para o tratamento da síndrome de Alport, tenha avançado para a fase 2 do desenvolvimento clínico. A síndrome de Alport danifica principalmente o rim, frequentemente começando na infância e piorando ao longo da vida.

Ele acrescentou: "Essa doença debilitante impacta significativamente a qualidade de vida do paciente tanto pelos sintomas quanto pelo manejo da doença, especialmente nos estágios avançados da doença renal. Novas opções terapêuticas que possibilitem melhor qualidade de vida são urgentemente necessárias para indivíduos e famílias afetados por essa doença. O início deste estudo representa um passo importante e esperançoso adiante. Parabenizamos a Bayer pelo lançamento da fase 2 e temos orgulho de apoiar o avanço deste programa."

Sema3A é uma proteína guia extracelular e reguladora do citoesqueleto de actina. Sua regulação positiva em rins lesionados tem sido associada à progressão de doenças renais agudas e crônicas. O anticorpo desenvolvido pela Bayer e Evotec bloqueia a atividade do Sema3A e está sendo investigado para retardar a progressão da doença e o início da doença renal em estágio terminal em pacientes com síndrome de Alport.

A síndrome de Alport é uma condição genética caracterizada por doença renal, perda auditiva e anormalidades oculares. A maioria dos pacientes apresenta perda progressiva da função renal, frequentemente levando a doença em estágio terminal, com perda auditiva geralmente se desenvolvendo no final da infância ou adolescência.

A condição geralmente é herdada de forma ligada ao cromosoma X, mas também pode ser transmitida por herança autossômica recessiva ou, raramente, autossômica dominante.

 

Fonte: Pharmatimes

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob