Por Robert J. Tamasy
Como está sua empresa? E sua carreira? Talvez você esteja lutando, mas com incertezas quanto ao futuro. Mesmo que sua situação seja ótima, é provável que tenha enfrentado grandes desafios. A adversidade tem se tornado companheira de todo mundo, de uma maneira ou de outra. Jamais esquecerei o encontro com um jovem empresário que enfrentou preconceito racial de inúmeras formas.
Gerald poderia ter-se tornado amargo e rancoroso. Mas escolheu responder de modo positivo, adotando o lema que repetia frequentemente:“Obrigado pela adversidade”. Enfrentar adversidades o ajudou a desenvolver um caráter sólido.
Fê-lo também se lembrar da própria fraqueza e de sua inabilidade para controlar as circunstâncias. Isso o levou a um relacionamento profundo e transformador com Deus. Lidando com realidades difíceis ou com o sucesso, Gerald descobriu uma verdade simples:“Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação” (Filipenses 4.13)
No mundo empresarial e profissional estamos acostumados a confiar numa variedade de recursos: bancos, equipe, metas, planos estratégicos, experiência, perícia, finanças pessoais. Vencer pelo próprio esforço nos envaidece. Mas por vezes nossos melhores esforços e recursos não são suficientes para vencer os obstáculos. A Bíblia oferece sugestões para encararmos a adversidade como amigo e não um inimigo:
Adversidade edifica a fé e encoraja a persistência. Assim como uma pessoa se exercita com pesos cada vez maiores para desenvolver força física, as dificuldades, no trabalho e na vida, servem para nos fortalecer.“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma” (Tiago 1.2-4).
Adversidade fundamenta uma esperança confiável. Podemos ter esperança de crescimento nos negócios ou de melhora na economia, mas somos limitados para promover as mudanças que desejamos. Quando nossa esperança repousa na graça, amor e soberania de Deus, podemos experimentar paz e alegria.“Também nos gloriamos nas tribulações,porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança” (Romanos 5:3-5).
Adversidade nos lembra quem realmente está no controle. No mundo empresarial visível e pragmático podemos facilmente ignorar o envolvimento e interesse de Deus nos acontecimentos. A Bíblia nos assegura que Ele é soberano – está no controle – e vai estabelecer Seus planos divinos.“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que O amam, dos que foram chamados de acordo com o Seu propósito” (Romanos 8.28).
Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)
MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2009 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.
Questões Para Reflexão ou Discussão
1. Com está sua vida ou seu trabalho neste momento? Tudo bem? Se não, que tipo de adversidades está enfrentando?
2. Lidar com sucesso parece fácil, mas como reagir quando enfrentamos adversidades sob a forma de real teste de caráter?
3. Como aconteceu com Gerald, já houve uma ocasião em que você pôde afirmar com sinceridade, “Obrigado pela adversidade”?
4. Você concorda que, sob a perspectiva correta, devemos encarar adversidade como amigo e não um inimigo? Em sua opinião, onde Deus Se encaixa nesta equação?
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 16.9; 19.21; 27.21; Romanos 8.35-39; I Coríntios 1.4-7.
Comentários