A Bionovis, uma joint venture de biotecnologia farmacêutica 100% brasileira, formada pelas empresa farmacêuticas Aché, EMS, Hypera Pharma e União Química, no último 22/03 completou 12 anos de operação na produção de medicamentos biológicos de alta complexidade no Brasil. Desde sua fundação, a empresa tem desempenhado um papel no acesso a medicamentos biológicos de alta complexidade para pacientes em todo o país.
A Bionovis já impactou positivamente a vida de mais de 1 milhão de pacientes, disponibilizando mais de 9.5 milhões de frascos e seringas de biofármacos.
A iniciativa opera por meio de uma fábrica localizada em Valinhos, que atende aos mais altos padrões mundiais e requisitos exigidos pelas autoridades regulatórias, incluindo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos e a European Medicines Agency (EMA) da Europa. Mais de R$ 420 milhões foram investidos em infraestrutura fabril, recursos humanos altamente qualificados e aquisição de tecnologia de ponta, garantindo a excelência em todas as etapas do processo de produção.
A empresa mantém parcerias estratégicas com líderes mundiais do setor farmacêutico e laboratórios públicos nacionais, recebendo tecnologia completa para a produção de biofármacos inovadores, biossimilares e biobetters. Atualmente, a Bionovis fornece medicamentos biofármacos para o Ministério da Saúde, contribuindo para a melhoria do acesso a tratamentos de ponta no sistema de saúde brasileiro.
Entre os medicamentos oferecidos pela Bionovis estão o Trastuzumabe e Rituximabe para a área de oncologia, além dos imunológicos Adalimumabe, Infliximabe, Golimumabe e Betainterferona 1A, bem como medicamentos de produção própria, e também a proteína de fusão Etanercepte.
Comentários