shutterstock_2150142347-770x433.jpg

Homem obeso preparando injeção de semaglutida. Crédito Myskin via Shutterstock

 

À medida que o mercado está progressivamente se tornando saturado por agonistas do receptor de GLP-1, as empresas estão investigando mecanismos de ação alternativos

 

A aprovação nos EUA em 2021 da terapia inovadora Wegovy (semaglutida) da Novo Nordisk para obesidade transformou o cenário da doença, levando as empresas não apenas a desenvolver medicamentos com um mecanismo de ação semelhante (MOA), mas também a explorar e investigar novos alvos.

Embora o Wegovy não tenha sido o primeiro agonista do receptor de GLP-1 (GLP-1RA) aprovado para perda de peso – que foi o Saxenda (liraglutido) da mesma empresa – seus efeitos mais duradouros e a corrida de dados clínicos estabelecidos com a abordagem GLP-1RA aceleraram o crescimento neste espaço. De acordo com a GlobalData, o valor projetado do mercado de medicamentos para obesidade é estimado em US$ 37,1 bilhões até 2031.

Embora as terapias de GLP-1RA sejam e continuarão a ser o principal player no espaço da obesidade, a introdução das próximas terapias de pipeline no mercado trará novos tratamentos farmacológicos com um novo MOA, diz Sara Reci, analista sênior da GlobalData.

Num mercado de obesidade cada vez mais saturado, os novos produtos terão de se distinguir, apresentando vantagens claras sobre as opções existentes para competir eficazmente. Consequentemente, as empresas farmacêuticas começaram a investigar novos alvos moleculares com vias alternativas de administração, intervalos de tratamento estendidos e outras estratégias, como novos mecanismos de duplo e triplo agonistas para atender às demandas no mercado de obesidade, de acordo com a GlobalData.

Ainda assim, de acordo com a Reci, as terapias não-GLP-1RA devem constituir apenas aproximadamente 6,3% do mercado de obesidade nos sete principais mercados (7MM: EUA, França, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido e Japão) até o final do período de previsão em 2031. No entanto, no pipeline de medicamentos para obesidade, empresas farmacêuticas menores parecem ser as que desenvolvem agentes com novos MOAs, diz Kevin Marcaida, analista da GlobalData.

 

Investigação de novos agentes para obesidade

Em 2024, várias atualizações sobre medicamentos para obesidade, além de terapias com GLP-1RA, que possuem potencial terapêutico podem ser catalisadoras para o mercado.

 

Próximas aprovações regulatórias esperadas no cenário da obesidade em 2024

Vários eventos catalíticos para novos medicamentos para obesidade que vão além do alvo dos receptores GLP-1 são esperados este ano.

 

Table with 7 columns and 9 rows. Sorted descending by column "Drug Category"

 

   

 

Novel Agents

 

APHD-012

 

Undisclosed

 

Aphaia Pharma

 

Switzerland

 

Phase II results

 

1Q

  Novel Agents S-309309 MGAT2 Inhibitor Shionogi & Co Japan Phase II results 1H   Novel Agents bimagrumab ACTR2 Antagonist Versanis Biopharmaceuticals United States Phase II results 1H   Novel Agents cagrisema (cagrilinitide + semaglutide) CALCR/RAMP1/2/3 Agonist + GLP-1RA Novo Nordisk Denmark Phase III results 2H   Dual GIPR/GLP-1R Agonists VK2735 GIPR/GLP-1R Agonist Viking Therapeutics United States Phase II results 1H   Dual GIPR/GLP-1R Agonists AMG-133 GIPR/GLP-1R Agonist Amgen United States Phase II results 2H   Dual GIPR/GLP-1R Agonists CT-388 GIPR/GLP-1R Agonist Carmot Therapeutics United States Phase I/II results 1H   Dual GIPR/GLP-1R Agonists CT-868 GIPR/GLP-1R Agonist Carmot Therapeutics United States Phase II results 2H   Dual Agonists (non GIPR/GLP-1R) dapiglutide GLP-1/GLP-2 Agonist Zealand Pharma Denmark Phase II results 1H
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob