10568682090?profile=RESIZE_180x180

 

Referência na produção de medicamentos e terapias para combate ao HIV, a Blanver Farmoquímica e Farmacêutica aposta no compartilhamento de informações com os farmacêuticos como estratégia para ampliar o acesso à PrEP. Para isso, realizará um webinar gratuito para profissionais da categoria no próximo dia 21 (terça-feira).

Intitulado O protagonismo dos farmacêuticos na nova era de prevenção do HIV/Aids, o evento terá início às 19h e contará com a participação do médico infectologista Dr. Vinícius Borges, idealizador do canal Doutor Maravilha, com mais de 220 mil seguidores nas redes sociais; e da farmacêutica Vanessa Schiavo. As inscrições podem ser feitas pelo link https://shre.ink/Vg3.

A PrEP, sigla para Proxilaxia Pré-Exposição ao HIV, faz parte de uma estratégia completa de prevenção que inclui práticas sexuais mais seguras, como uso correto de preservativos, para reduzir o contato com o sêmen, fluídos vaginais ou sangue; e exames regulares para detecção do HIV-1 e outras infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis e gonorreia.

A Blanver está ampliando a presença no varejo farmacêutico ao disponibilizar também a versão similar da PrEP. O Binav já é realidade em mais de 500 lojas da Raia Drogasil, Drogaria São Paulo, Farmácias Pague Menos, Clamed, Drogaria Araújo, Drogaria Nova Esperança, Farma Agora e Farmácia Popular, que vêm aplicando o preço médio de R$ 160. A farmacêutica foi a primeira a lançar a versão genérica da PrEP no SUS, em 2020.

 

Farmacêuticos estratégicos para ampliar acesso à PrEP

“Medidas como a Resolução 720 do Conselho Federal de Farmácia, que estabeleceu requisitos para o registro de consultórios farmacêuticos, abriram um campo importante para ampliar o protagonismo dos profissionais do setor na atenção à saúde”, comenta o gerente comercial da Blanver, Caio Tibério.

Os Boletins Epidemológicos do Ministério da Saúde apontam uma redução gradativa do HIV no Brasil, mas alguns indicadores ainda despertam o sinal de alerta. Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, o estado registrou uma alta de 19,6% nos casos confirmados de HIV nos últimos dez anos. O maior crescimento foi registrado entre homens.

Benefícios terapêuticos e mais informação contra a doença

A PrEP reúne em sua formulação as substâncias ativas entricitabina e tenofovir. O método consiste na ingestão diária de um comprimido, que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV antes de ter alguma relação sexual sem uso de preservativos ou que configure risco de contrair o vírus.

Seu consumo é indicado para pessoas a partir de 15 anos e com peso igual ou maior que 35 kg. O tratamento funciona, de fato, após sete dias de uso para relação anal e 20 dias para o sexo vaginal. Os índices de eficácia variam de 96% a 99%, com baixa incidência de efeitos adversos como flatulências e náuseas. Problemas mais graves como lesões renais podem acontecer somente em 1% dos casos.

“Mas é importante frisar que a PrEP só terá esse resultado se o paciente tomar o medicamento todos os dias, pois pode não haver concentração suficiente na corrente sanguínea para bloquear o vírus”, adverte o Dr. Vinícius Borges.

O método requer acompanhamento médico periódico entre quatro e seis meses. “Nesse contexto, os farmacêuticos ganham um papel ainda mais relevante para ajudarem o paciente na adesão e na continuidade do tratamento. A PrEP representa uma porta de entrada para o sistema de saúde e uma esperança real para evitar a escalada da doença”, avalia o infectologista.

 

Histórico da Blanver na luta contra o vírus

A Blanver tem longo histórico de luta contra o vírus. A mais recente movimentação ocorreu em março, por meio de parceria com o Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe), vinculado ao governo estadual e que mantém convênio com o Ministério da Saúde. Até o fim do ano, pacientes de todo o Brasil terão acesso a 79,5 milhões de comprimidos do dolutegravir, antiviral utilizado no tratamento da AIDS. Outros tratamentos contra o HIV e também a hepatite farão parte da parceria com o Laboratório Farmacêutico Federal Farmanguinhos. A farmacêutica ainda prevê fornecer, neste ano, 16,2 milhões de comprimidos da PrEP no sistema público.

 

Fonte Panorama Farmacêutico

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob