Desde 2019, as instalações farmacêuticas de fabricação contratada da Telangana cresceram de 173 para 204, enquanto as instalações de Andhra Pradesh aumentaram de 75 para 98
Crescimento da manufatura
Desde 2019, as instalações farmacêuticas de fabricação contratada da Telangana cresceram de 173 para 204, enquanto as instalações de Andhra Pradesh aumentaram de 75 para 98. A indústria de fabricação farmacêutica de Telangana está bem estabelecida e continua a ter mais do que o dobro das instalações farmacêuticas de Andhra Pradesh. No entanto, Andhra Pradesh mostrou um nível mais rápido de crescimento das instalações, estimulado por investimentos contínuos. Em 4 de março de 2023, a Hetero Drugs (Telangana, Índia) anunciou um investimento de US$ 121 milhões em Andhra Pradesh. O setor farmacêutico de Andhra Pradesh atraiu investimentos de mais de US$ 2,3 bilhões em 2022, de acordo com dados do departamento de indústrias do estado.
Embora a região seja especializada na produção de genéricos, também produz medicamentos inovadores e biossimilares para os EUA e a UE; de acordo com o banco de dados Drugs by Manufacturer da GlobalData, 33 medicamentos para esses mercados estrangeiros têm seu IFA fabricado em Telangana e 26 medicamentos têm seu IFA produzido em Andhra Pradesh.
Como mostra a Figura 2 (abaixo), os CMOs dos EUA tiveram o maior número de aquisições de empresas ou instalações durante 2023 até o momento (janeiro a maio), com a Índia em segundo lugar. Para as aquisições norte-americanas, há uma ênfase nas capacidades biológicas, com uma forte proporção delas relacionadas às capacidades de terapia celular e gênica. Por outro lado, a maioria das aquisições de empresas e instalações da Índia tinha capacidades padrão relacionadas à fabricação de pequenas moléculas de API e/ou produção de doses comerciais.
Fonte: GlobalData, Pharma Intelligence Center Drug Database (acessado em 12 de junho de 2023). © GlobalData.
Principais players da região
É incomum que haja um número tão alto de instalações por empresa em uma região farmacêutica emergente, mas este é outro indicador de que esses estados são líderes farmacêuticos. Exatamente 73% das empresas possuem um único site na região; essas tendem a ser empresas menores que são mais propensas a serem alvo de aquisição, com a região fornecendo substancialmente medicamentos para os EUA, o maior mercado farmacêutico global.
Aurobindo Pharma (Telangana, Índia) tem 16 instalações em Andhra Pradesh e Telangana, a maioria de qualquer fabricante: cinco instalações em Andhra Pradesh e 11 em Telangana. A empresa comercializa mais de 800 medicamentos e é prestadora de serviços por contrato de capacidade excedente. A Aurobindo está investindo majoritariamente nos dois estados, já que tem apenas duas instalações aprovadas pela EMA e pela FDA localizadas fora da região, nos EUA e no Rajastão, na Índia.
MSN Laboratories (Telangana, Índia) tinha o segundo maior número de instalações, com 14 locais em Telangana, Índia, e sua única outra instalação localizada em Nova Jersey, EUA. Em 22 de dezembro de 2021, a MSN autorizou uma auditoria da FDA para uma instalação de fabricação de 200.000 pés ² em Piscataway, Nova Jersey, EUA, que oferece fabricação genérica para sólidos e líquidos orais. Também é prestadora de serviços de contrato de capacidade excedente, com sua empresa e subsidiárias comercializando 128 medicamentos.
Dr. Reddy's Laboratories (Telangana, Índia) tinha o terceiro maior número de locais: 11 instalações na Índia, com seis baseadas em Andhra Pradesh e cinco em Telangana. O Dr. Reddy's também tem três instalações baseadas em Himachal Pradesh, no norte da Índia, juntamente com uma instalação no Reino Unido e uma nos EUA. Em 23 de março de 2023, o Dr. Reddy's recolheu mais de 4.000 frascos de tacrolimus genérico (um medicamento para evitar a rejeição de transplante) nos EUA devido a um erro de embalagem. O lote afetado foi produzido na fábrica da empresa em Bachupally.
A maioria dos locais de fabricação em Andhra Pradesh e Telangana são de propriedade de empresas nacionais. No entanto, existem alguns players internacionais que operam instalações na região, como a norte-americana CDMO Curia Global (Albany, NY, EUA) e a alemã PharmaZell (Baviera, Alemanha).
A maioria das unidades em Andhra Pradesh e Telangana oferece produção química API, em linha com os principais pontos fortes da Índia quando se trata de fabricação de IFA genéricos. No entanto, existem 13 locais na região que oferecem serviços biológicos API e 12 deles estão baseados em Telangana. Apenas cinco instalações de API biológicas têm aprovação da EMA e/ou FDA. Todos esses locais oferecem fabricação de proteínas e peptídeos, enquanto a Loka Biosciences (Telangana, Índia) também oferece fabricação de terapia gênica em sua unidade em Hyderabad.
Comentários