11164019099?profile=RESIZE_710x

 

Os resultados dos testes publicados na quinta-feira mostram que o Reblozyl da Bristol Myers superou o Epogen padrão de décadas no tratamento da anemia das síndromes mielodisplásicas

 

Resultados detalhados de um ensaio clínico recente parecem apoiar o uso anterior de um medicamento Bristol Myers Squibb para uma doença semelhante ao câncer da medula óssea, potencialmente dando aos médicos uma nova opção de tratamento para substituir um padrão de décadas.

Os dados, revelados em um resumo do ensaio publicado na quinta-feira antes da reunião anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, correspondem aos detalhes de um anúncio da Bristol Myers em outubro passado de que o teste foi bem-sucedido.

O medicamento, o luspatercept, já está aprovado nos EUA para tratar anemia resultante da doença da medula óssea chamada síndrome mielodisplásica, ou MDS. Mas só é liberado para uso depois que tratamentos mais antigos param de funcionar, e é limitado a certos pacientes cuja doença tem características específicas.

O ensaio mais recente opôs o luspatercept diretamente a um desses medicamentos mais antigos, o Epogen da Amgen, em pouco mais de 350 adultos com SMD de baixo risco que não tinham sido tratados anteriormente. Em outubro, a Bristol Myers disse que seu medicamento ajudou mais pacientes a parar de precisar de transfusões de sangue por causa de sua anemia e aumentou os níveis da proteína vital que transporta oxigênio hemoglobina.

Dados divulgados no resumo de quinta-feira revelam que 59% dos participantes do estudo tratados com luspatercept alcançaram independência transfusional por pelo menos três meses, em comparação com 31% no Epogen. Para atender aos critérios para o objetivo primário do estudo, os participantes também tiveram que ter um aumento nos níveis de hemoglobina.

"O luspatercept pode ser uma primeira opção de tratamento eficaz para anemia associada à SMD de baixo risco", disse Olatoyosi Odenike, professor de medicina da Universidade de Chicago, em um comunicado divulgado pela ASCO. Odenike já consultou a Bristol Myers, juntamente com outras farmacêuticas.

Guillermo Garcia-Manero, professor de leucemia no MD Anderson Cancer Center e investigador principal do estudo, também observou como os participantes em luspatercept ficaram mais tempo sem precisar de uma transfusão do que aqueles em Epogen.

Drogas como Epogen tendem a funcionar apenas por um curto período de tempo, disse ele. "Mas a duração dos pacientes que responderam [no estudo] é claramente a favor do luspatercept, o que é realmente significativo na minha opinião", disse Garcia-Manero em entrevista.

O MDS descreve um grupo de doenças em que a medula óssea não produz células sanguíneas saudáveis suficientes e, em vez disso, produz células imaturas chamadas blastos. Isso pode resultar em baixos níveis de glóbulos vermelhos e brancos, bem como plaquetas, e em uma minoria de casos progride para leucemia mieloide aguda.

A anemia, ou uma escassez de glóbulos vermelhos, é a manifestação mais comum da SMD e, portanto, muitas vezes é o principal alvo dos medicamentos que estão sendo desenvolvidos para a condição.

Os resultados do estudo da Bristol Myers são a primeira vez que um novo medicamento se mostrou superior como tratamento inicial de MDS a medicamentos como o Epogen, que são coletivamente conhecidos como agentes estimuladores da eritropoietina, ou ESAs, por aumentarem a produção de glóbulos vermelhos.

"O Luspatercept poderia potencialmente alterar esse cenário de tratamento de tal forma que os pacientes pudessem recebê-lo primeiro em vez de ESAs", disse Garcia-Manero no comunicado da ASCO. "Os pacientes precisarão visitar a clínica com menos frequência e receber transfusões de sangue com menos frequência."

Tanto o luspatercept como o Epogen foram associados a efeitos secundários, embora a percentagem dos que relataram acontecimentos adversos relacionados com o tratamento tenha sido mais elevada no grupo do luspatercept. Quatro participantes do estudo com o medicamento da Bristol Myers tiveram sua doença progredindo para leucemia durante o teste, em comparação com cinco no Epogen. Cerca de 18% dos participantes de ambos os grupos morreram.

Uma aprovação ampliada para o luspatercept, que a Bristol Myers vende nos EUA como Reblozyl, poderia dar um impulso à empresa farmacêutica. A farmacêutica reportou US$ 158 milhões em vendas no primeiro trimestre nos EUA para o medicamento, que também é aprovado para tratar anemia em adultos com o distúrbio sanguíneo beta talassemia. A empresa espera que o pico de vendas globais atinja US$ 4 bilhões por ano até 2030.

Outras empresas também estão trabalhando em novos medicamentos para a MDS. Geron, uma empresa de biotecnologia com sede na Califórnia, relatou em janeiro o sucesso de um ensaio de fase 3 testando seu medicamento imetelstat em MDS previamente tratado e de baixo risco. Os dados completos desse estudo, que comparou o medicamento de Geron a um placebo, também serão apresentados na ASCO.

Como luspatercept e imetelstat funcionam de forma diferente das ESAs, Garcia-Manero vê uma oportunidade de testar se as drogas poderiam ser usadas juntas.

"Acho que os estudos vão abrir a porta para potenciais combinações múltiplas [de medicamentos]", disse Garcia-Manero. "Pode haver alguma atividade aditiva ou mesmo sinérgica desses compostos."

 

Fonte: Biopharmadive

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob