Boehringer Ingelheim-Alemanha - Imagem reprodução Boehringer Ingelheim
Estudo de fase 1b para avaliar a combinação de zongertinibe e zanidatamabe em pacientes com câncer de mama HER2-positivo
A Boehringer Ingelheim anunciou hoje uma colaboração clínica estratégica com a Jazz Pharmaceuticals (Nasdaq: JAZZ) para a exploração de uma nova terapia combinada para pacientes com câncer de mama HER2-positivo. Como parte dessa colaboração, os parceiros iniciarão uma coorte de Fase 1b dentro do ensaio contínuo Beamion-BCGC1 de Boehringer, avaliando a combinação do zongertinibe de Boehringer e do zanidatamabe de Jazz no câncer de mama.
Apesar do progresso significativo nas terapias direcionadas para HER2, o câncer de mama HER2-positivo continua sendo um subtipo agressivo, representando aproximadamente 15–20% de todos os cânceres de mama. Pacientes avançados ou metastáticos ainda apresentam taxas de sobrevivência baixas a cinco anos, cerca de 50%. Essa colaboração visa melhorar os resultados dos pacientes combinando duas abordagens diferenciadas direcionadas para HER2, potencialmente oferecendo uma nova opção terapêutica para os pacientes.
"Na Boehringer Ingelheim, estamos comprometidos em ultrapassar os limites da ciência para oferecer soluções inovadoras para pacientes com alta necessidade não atendida", disse Itziar Canamasas, Chefe Global de Oncologia da Boehringer Ingelheim. "Ao combinar a abordagem de precisão do zongertinib com o mecanismo único de anticorpos biespecíficos do zanidatamabe, buscamos desbloquear novas possibilidades para pacientes que vivem com câncer de mama que expressa HER2."
Amal Melhem-Bertrandt, VP de Área de Terapia Oncológica e Líder Clínica Global de Zanidatamab na Jazz Pharmaceuticals, disse: "Esta colaboração de pesquisa com a Boehringer Ingelheim está centrada em nossa visão compartilhada de transformar paradigmas de tratamento no câncer de mama que expressa HER2 por meio da investigação desta nova terapia combinada direcionada para HER2, bem como possíveis oportunidades para avançar resultados em múltiplos tipos de tumores."
Recentemente, o HERNEXEOS® (comprimidos de zongertinib) recebeu aprovação acelerada da FDA nos EUA, aprovação CDE (condicional) na China e autorização de comercialização de PMDA no Japão como a primeira terapia direcionada administrada oralmente para pacientes previamente tratados com câncer avançado de pulmão não de pequenas células mutante HER2 (ERBB2) (NSCLC). No estudo Beamion LUNG-1, o zongertinibe demonstrou uma taxa de resposta objetiva (ORR) de 71% especificamente em pacientes pré-tratados com NSCLC mutante HER2, além de respostas duradouras. O Zongertinib também está sendo investigado em ensaios clínicos em andamento para vários tumores impulsionados por HER2.
ZIIHERA® (zanidatamabe), um anticorpo biespecífico dirigido para HER2, recebeu aprovação acelerada da FDA dos EUA para o tratamento de adultos com câncer do trato biliar HER2-positivo (IHC 3+) previamente tratado, não ressecável ou metastático. Além disso, atualmente está em ensaios de Fase III para GEA, BTC e câncer de mama metastático, e também está sendo investigado em linhas de terapia anteriores em outros tipos tumorais.
As empresas preveem que este estudo gerará insights críticos sobre a segurança e eficácia do bloqueio duplo HER2 e informará o desenvolvimento de uma possível futura terapia combinada.
Comentários