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Marca brasileira lança linha de perfumes que atiça excitação sexual (Foto: Creative Commons)

Pela primeira vez no Brasil, pesquisadores usaram metodologia que analisa linguagem corporal para identificar cheiros que despertem o interesse sexual dos consumidores

REDAÇÃO GALILEU

Caprichar na escolha de um perfume pode fazer toda a diferença na hora da conquista. E a ciência pode provar: Segundo uma pesquisa liderada por Marina Cavassilas, PhD em linguística e expert em comunicação não verbal, um aroma específico pode ser responsável por provocar maior interesse sexual em alguém.

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Realizado pelo Boticário em parceria com a empresa suíça Givaudan, maior produtora de perfumes do mundo, o estudo deu origem às novas fragrâncias da linha Coffee: Coffee Sense Woman e Coffee Sense Man.

Para chegar à fragrância, os pesquisadores utilizaram o método Gestuologie®, que consiste na análise de mais de 200 reações verbais e não verbais, desde gestos até mudanças na voz.

Para o experimento, foram filmadas e analisadas entrevistas individuais com mulheres de 20 a 35 anos, moradoras de São Paulo, que tinham um olfato acurado, segundo a escala Givaudan. Cada uma delas sentiu 10 acordes olfativos diferentes e tiveram que descrever as sensações, emoções e percepções que cada um dos cheiros evocavam.

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Marca brasileira lança linha de perfumes que atiça excitação sexual (Foto: O Boticário)

Um desses aromas chamou a atenção dos pesquisadores por provocar mais comportamentos relacionados à excitação sexual, como o toque no cabelo, a rotação da cabeça e o ato de pentear os fios languidamente. Diferentemente da excitação amorosa, na qual os movimentos dos indivíduos são mais sutis, a excitação sexual é mais aparente, segundo Cavassilas.

O cheiro, apelidado de "acorde ativador do desejo", foi incluído na fórmula da linha Coffee Sense, desenvolvida por perfumistas e aromistas do Boticário com a Givaudan.

A versão feminina do perfume tem notas de saída de mandarina, cassis, maçã, kumquat, framboesa e gengibre indiano. O corpo da fragrância reúne jacinto, peônia, pétalas de rosa freesia, magnólia e o acorde ativador do desejo. As notas de fundo são compostas por violeta, âmbar, patchouli e labdanum.

Já o perfume masculino tem notas de saída de bergamota italiana, mandarina italiana, limão italiano, menta e cardamomo indiano. O corpo de fragrância é composto por pimenta preta de Madagascar, cipreste francês, frutas aquosas e acorde ativador do desejo. Por fim, as notas de fundo são de caramelo, vetiver Haiti, cedro, pêssego, musk, folhas de violeta e patchouli.

Esta é a primeira vez que um perfume brasileiro é feito com o método Gestuologie®. Outra característica especial do produto é que as fragrâncias são veganas e os frascos são feitos com vidro reciclado — o que representa 76,5 toneladas a menos do material no meio ambiente. Os perfumes já disponíveis nas lojas físicas e online, por R$ 144,90 (100 ml).

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