Botox: falsificação foi identificada pela própria fabricante

9849517459?profile=original

A toxina botulínica é um medicamento injetável e só pode ser prescrito por profissionais médicos ou odontólogos - Simone Marinho / Agência O Globo

Fraude foi comunicada imediatamente à Anvisa, que suspendeu venda e uso do lote

POR O GLOBO

 

RIO — Está pensando em aplicar botox? Todo cuidado é pouco. A descoberta pela empresa Allergan Produtos Farmacêuticos Ltda da falsificação de um de seus produtos - o Botox 100U (tooxina botulínica A) - pó liofilizado, acendeu o alerta de autoridades do setor e dos consumidores. Conforme publicou nessa terça-feira o colunista do Globo Lauro Jardim em seu blog, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a distribuição, venda e o uso do lote C3239C3 do medicamento, após a fraude ser notificada pela própria Allergan, que é a dona do registro do produto no Brasil.

A Allergan esclarece que identificou uma falsificação de um de seus produtos e, prontamente, comunicou à Anvisa que o Lote C3239C3 da substância não se refere ao produto Botox e que o lote em questão não foi fabricado pela companhia.

style="display:block" data-ad-format="autorelaxed" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="7514086806">

Preocupada com os pacientes, a Allergan já iniciou o contato com os profissionais de saúde para alertá-los sobre o assunto e para reforçar que a compra do medicamento deve e pode ser feita, apenas, pelos canais oficiais da empresa:. Ou seja: por representantes comerciais devidamente identificados e/ou pelos telefones 0800 17 4077 / 0800 8989 890, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, apenas para profissionais devidamente habilitados para aquisição e aplicação do produto.


A empresa lembra ainda que o Botox é um produto injetável de venda restrita, e sua distribuição não contempla canais de varejo, como farmácias e drogarias. Portanto, aconselha que os pacientes solicitem aos seus médicos e profissionais de saúde que certifiquem-se da procedência do medicamento administrado, antes de seu uso. É importante também verificar a embalagem e anotar o número do lote.

Já a Anvisa alerta que, por se tratar de uma falsificação, a Anvisa ressalta que não há qualquer garantia sobre a origem e composição do medicamento, o que pode trazer riscos à saúde dos usuários. Por isso, determinou a apreensão do lote do produto.

Em nota, a Allergan informa que segue trabalhando para que os procedimentos realizados com o medicamento Botox sejam cada vez mais seguros e eficientes, tanto para pacientes quanto pelos médicos especialistas.



Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob