O número de farmácias no Brasil vêm ampliando e as grandes redes, associativistas e franquias cresceram 9%
Brasil já conta com mais de 90,1 mil farmácias, um crescimento de quase 10%, em dois anos, segundo dados do Close-Up. O mercado se consolida com as grandes redes, associativismo e as farmácias independentes buscam se reinvertar.
Das mais de 90 mil farmácias, mais da metade são independentes, cerca de 59% dos PDVs, no entanto, concentram mais de 80% de fechamento no período.
As grandes redes, associativistas e franquias ampliam sua atuação e ganharam 9% de market share nos últimos 10 anos. “As grandes fixaram-se especialmente nos municípios que totalizam 80% do consumo, mas agora seguem passos rumo ao interior e cidades de médio porte. O associativismo, por sua vez, já apostava nesses centros como alternativa ao grande varejo e com mais poder de fogo em comparação às independentes”, acredita o fundador da Varese Retail, Alberto Serrentino.
O segmento vem num ritmo de abertura que nunca foi igual, segundo o Sebrae e o Close-Up, quase 20 mil CNPJs foram abertos em dois anos e 70% estão enquadradas como microempresas (ME) ou microempreendedores individuais (MEI).
O varejo farmacêutico cresce, mas com desigualdade regional muito grande, as regiões Sul e Sudeste, possuem 66% do volume de negócios e quando falamos de estados, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro concentram 46% do volume.
Comentários