Folha de S.Paulo
21/02/20 - Balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta quinta (20) aponta que o país tem apenas um caso de suspeita de infecção pelo novo coronavírus em investigação. Até quarta, havia dois casos em análise.
A queda ocorre após exames descartarem infecção pelo vírus em um paciente do Rio Grande do Sul. Outro caso é analisado em São Paulo.
Nos últimos dias, o número de casos suspeitos tem apresentado queda. A pasta atribui a redução à maior rapidez na aplicação de exames.
"O fato de ter um número menor não significa que tenha reduzido o número de casos suspeitos que entram no sistema, mas que a solução tem sido mais rápida", afirma o secretário-executivo da pasta, João Gabbardo dos Reis.
Até o momento, nenhum caso foi confirmado no país.
Já o número de casos descartados chega a 50. A maioria tem dado positivo para vírus da gripe, em especial o influenza B e A. Os demais deram positivo para outros vírus respiratórios ou tiveram descartada a infecção pelo novo coronavírus em exames de RT-PCR e metagenômica, capazes de verificar se houve infecção por vírus semelhante ao que circula na China.
Comentários