9849579066?profile=original

O projeto SPRINT é da Boehringer Ingelheim e tem apoio da Secretaria de Saúde de Brasília

 

São Paulo, março de 2019 – Já está em vigor na capital federal o SPRINT, projeto idealizado pela Boehringer Ingelheim, uma das 20 maiores farmacêuticas do mundo, que tem como objetivo desenvolver e melhorar redes de atendimento ao paciente com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), além de promover o diagnóstico rápido e a escolha adequada da estratégia terapêutica, minimizando os atrasos no tratamento e reduzindo a mortalidade pela doença.

O projeto piloto, implementado em Brasília, tem a liderança da cardiologista da Rede SES-DF Edna Maria Marques de Oliveira. A médica é a responsável pela captação e condução do projeto, juntamente com o Colegiado e RTD da Cardiologia da Rede SES-DF, em alinhamento com seus gestores.

"O SPRINT, em Brasília, está sendo muito importante para a formação de redes capacitadas a atender rapidamente os pacientes com IAM, pois existe um envolvimento de toda a equipe médica regional. Além disso, o projeto viabiliza a coleta de dados dos pacientes como sintomas, tratamentos e encaminhamentos. Com o tempo, ele poderá ser apresentado para a Sociedade Brasileira de Cardiologia e até para o Ministério da Saúde", afirma a Dra. Edna.

A médica também explica que não haverá qualquer custo para a Secretaria de Saúde. "Ao final do período, dependendo dos resultados, a metodologia poderá implementada definitivamente na rede pública de saúde", completa.

O IAM é uma condição clínica grave que leva de 40 a 65% dos pacientes a óbito na primeira hora e 80% nas primeiras 24h1. Segundo o DATASUS, a doença é responsável cerca de 100 mil óbitos por ano2. Com o intuito de reverter essa realidade, um comitê de especialistas ligados ao SPRINT criou um conjunto de ferramentas, com o objetivo de auxiliar em cada etapa de desenvolvimento das redes, estimulando um alto padrão de atendimento, como treinamentos da equipe médica, implementação de protocolos, padronização de materiais, coleta e monitoramento de dados de pacientes e compartilhamento de melhores práticas, para que pacientes sejam atendidos com eficiência e rapidez em toda a rede. Atualmente, fazem parte da rede 38 hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

 

Sobre a Boehringer Ingelheim

A Boehringer Ingelheim é uma das 20 principais farmacêuticas do mundo e possui cerca de 50.000 funcionários globalmente. Atua há mais de 130 anos para trazer soluções inovadoras em suas três áreas de negócios: saúde humana, saúde animal e fabricação de biofármacos. Em 2017, obteve vendas líquidas de cerca de € 18,1 bilhões e os investimentos em pesquisa e desenvolvimento corresponderam a 17% do faturamento líquido (mais de € 3 bilhões). No Brasil há mais de 60 anos, a Boehringer Ingelheim possui escritórios em São Paulo e Campinas, e fábricas em Itapecerica da Serra e Paulínia. A empresa recebeu, em 2018, pelo segundo ano consecutivo, a certificação Top Employers, que a elege como uma das melhores empregadoras do mundo por seu diferencial nas iniciativas de recursos humanos.  Para mais informações, visite www.boehringer-ingelheim.com.br e www.facebook.com/BoehringerIngelheimBrasil

 

Referências

 

  1. Piegas LS, Timerman A, Feitosa GS et al. V Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnível do Segmento ST. Arq Bras Cardiol. 2015; 105 (2): 1-105
  2. Datasus (Brasil). Departamento de Informática. 2014. [acesso em 27/12/2018]. Disponível em: http://datasus.saude.gov.br/noticias/atualizacoes/559-infarto-agudo-do-miocardio-e-primeira-causa-de-mortes-no-pais-revela-dados-do-datasus

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob