-É necessário discutir como está a implementação da Lei 2594 sobre o combate da Obesidade e à gordofobia -
O Brasil tem mais de um quarto da população adulta com o quadro de obesidade, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em outubro de 2020. Isto é, 26,8% dos brasileiros acima de 20 anos têm obesidade e 6,7% dos adolescentes sofrem com a doença. A previsão da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que, até 2025, 700 milhões de pessoas sejam diagnosticadas no mundo.
Segundo dados da Vigitel de 2023, Belo Horizonte tem 20,7% da população com obesidade. Em 19 de dezembro de 2023 foi sancionada, em João Monlevade, a lei 2594 que Institui a Política Municipal de Combate à Obesidade e à Gordofobia. Dentre as diretrizes a serem implementadas estão: promoção e desenvolvimento de programas, projetos e ações, de forma intersetorial, que efetivem no município o direito humano universal à alimentação e nutrição adequadas; o combate à obesidade infantil na rede escolar; a integração às políticas estadual e nacional de segurança alimentar e de saúde e de combate à obesidade e à gordofobia; e
o direcionamento especial da política às comunidades que registrem baixos índices de desenvolvimento econômico e social.
Pensando em fazer esta lei realmente ser implementada no município e ao mesmo tempo chamar a atenção da sociedade sobre estas temáticas, o Vozes do Advocacy participará da audiência Pública sobre o Cenário da Obesidade e a Gordofobia, no dia 3 de setembro, às 8h30, na Câmara Municipal de João Monlevade.
Participarão dois membros do Vozes do Advocacy: a ativista de obesidade e fundadora do Projeto Fenix Beleza Plus Inara Silva, a coordenadora do Vozes do Advocacy Vanessa Pirolo, além de endocrinologista e dos membros da Secretaria Municipal de Saúde.
“Precisamos debater as diretrizes desta lei para que sejam efetivamente implementadas, além de criar iniciativas para sensibilizar a população sobre os riscos da obesidade e como podemos combater a gordofobia em João Monlevade”, relata a mineira e ativista Inara Silva.
A intenção também é que os participantes discutam soluções para melhorar ao acesso ao diagnóstico e ao tratamento da obesidade no município.
Sobre o Vozes do Advocacy em Diabetes e em Obesidade
Com a participação de 25 associações e de 2 institutos de diabetes, o projeto promove o diálogo entre os diferentes atores da sociedade, para que compartilhem conhecimento e experiências, com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces do diabetes da obesidade e das complicações de ambas, além de promover políticas públicas, que auxiliem o tratamento adequado destas condições no país.
Comentários