Empresa farmacêutica GSK lançou 2º etapa da campanha nacional contra automedicação, com o tema ‘Com antibiótico não se brinca. Respeite sua receita’
Você sabia que pelo menos 35% dos medicamentos comercializados no Brasil são comprados sem prescrição médica? E, o mais preocupante, sabia que esse montante responde por 27% das intoxicações registradas no País? Com o objetivo de informar a população sobre os riscos da automedicação e venda de medicação sem que tenha sido prescrita por médicos especialistas, a GSK, empresa que atua na indústria farmacêutica, lançou a segunda etapa da campanha nacional ‘Com antibiótico não se brinca. Respeite sua receita’.
A campanha reforça a necessidade de seguir à risca a prescrição do profissional de saúde habilitado, tomando o medicamento indicado na receita nos horários e período estabelecidos, bem como armazenar o antibiótico da maneira correta. Quando a orientação médica não é levada a sério, a eficácia do tratamento pode ser comprometida e os microrganismos que causam a doença não são vencidos em sua totalidade, podendo sair do combate fortalecidos, resistentes ao medicamento.
Para alertar a sociedade, a GSK produziu um vídeo liderado pelo ator Léo Castro que traz aquela brincadeira do ‘Sim ou Não’, relacionando os riscos de trocas de rotina com os da troca de medicamentos por conta própria, prescritos em receita. Há ainda uma página no Facebook e um hotsite (www.respeitesuareceita.com.br) que reúne pacientes e profissionais de saúde para a troca de informações sobre antibióticos e compartilhamento da hashtag #naotrocopornada.
Crianças
A campanha também focou nas crianças, criando a série de quadrinhos ‘Dr. Sabido e sua turma’, distribuída em consultórios pediátricos pelo País. A proposta é orientar pais e responsáveis sobre o correto uso de antibióticos e envolver de forma lúdica a criança que é mais resistente para tomar algum medicamento.
Comentários