A partir desta quinta, serão aceitos até 25 mil solicitações ao ano. São 50 carreiras na lista de elegibilidade
POR O GLOBO
01/05/2014 17:18 / ATUALIZADO 01/05/2014 17:19
Oportunidade de trabalhar no Canadá é ampliada - Reprodução da internet
RIO — Se você tem vontade de morar no exterior, novas portas se abrem. É que a partir desta quinta-feira, 1º de maio, o governo do Canadá reabre seu principal programa de imigração, o Federal Skilled Worker Program (Processo Federal de Trabalhador Qualificado), passando a aceitar até 25 mil solicitações por ano.
Ao todo, são 50 carreiras na lista de elegíveis, ou seja, para as quais o país precisa de profissionais. Entre elas, estão engenharia (civil, mecânica, química, de mineração e de computação), fisioterapia, geologia, oceanografia, terapia ocupacional e medicina.
O FSWP consiste em aceitar profissionais de áreas consideradas úteis para a economia do país e é destinado para quem não tem uma oferta de trabalho, mas gostaria de viver lá. É preciso ter, no mínimo, um ano de experiência na área em que se pretende atuar. Este é um item eliminatório na seleção.
As mudanças também afetam os programas Federal Skilled Trades Program, destinado para quem tem alguma habilidade específica (copeiros e cozinheiros, por exemplo), e Federal Experience Class, que se baseia na experiência do trabalhador (como contador e gerente de restaurante, por exemplo).
Os candidatos passam, ainda, por um processo de seleção, cuja pontuação mínima é de 67 pontos. Nela são avaliados a proficiência nos idiomas inglês ou francês, experiência de trabalho, idade, formação, entre outros critérios. Caso você já está pensando se a sua profissão está na lista, consulte no site Immigration.ca.
Comentários