Por Robert D. Foster
No filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, Robin Williams faz o papel de um professor de literatura muito criativo, mas um tanto excêntrico. O filme se passa na prestigiosa Escola Welton. No primeiro dia de aula Williams leva os alunos ao edifício da administração, os reúne ao redor de uma vitrine contendo quadros e fotos dos heróis da Escola em anos passados e pergunta-lhes: “O que vocês os ouvem sussurrar para vocês?”
Esses jovens, na maior parte alunos do primeiro ano, fixam os olhos na vitrine, mas não conseguem responder à pergunta. Quando se dá conta que os alunos estão confusos diante da indagação, Williams dá a resposta que estava esperando: “Eles estão dizendo a cada um de vocês: ‘CARPE DIEM’”.
E prossegue: “Aproveitem o dia! Os líderes do passado já se foram. A chance que tinham de fazer diferença também passou. Vocês devem aproveitar o dia. O tempo é hoje, as necessidades são imensas e as oportunidades sem precedentes”. Professor Williams encerra sua exortação com esta observação instigante: “O que ouço não é um sussurro, mas o clamor de uma trombeta: CARPE DIEM!”
Exceto por uma minoria, no ambiente de trabalho tal senso de propósito é visivelmente ausente. Carpe Diem, expressão latina que desafia a maximizar as oportunidades apresentadas no dia, atrai indivíduos únicos – verdadeiros promotores de mudanças – a novos campos de exploração e empreendimento. Pesquisando o mundo empresarial e profissional, acredito que este é o elo perdido na cadeia, necessário para assegurar um ambiente de negócios vigoroso, duradouro e produtivo.
Hoje eu gostaria de lançar um desafio: que você comece esta semana buscando novas fronteiras e oportunidades, embora reconhecendo que isso não ocorrerá sem lutas. Mas tenha ânimo! No oitavo século antes de Cristo, o Criador Deus de Israel disse ao Seu povo: “Carpe Diem. Eu os tirei para fora do Egito e o exército deles foi vencido; agora quero fazer algo ainda maior. Eu tenho em mente um ‘novo êxodo’”!
A Bíblia nos diz: “Esqueçam o passado – ele é nada comparado ao que Eu vou fazer! Eu vou fazer algo inteiramente novo. Vejam, Eu já comecei! Vocês não vêem? Eu abrirei uma estrada no deserto do mundo” (Isaías 43.18-19 – tradução livre).
Assim, deixe-me sugerir, começando hoje: Ajuste seu passo ao de Deus! Veja-O trabalhar a seu favor. Como o ator Robin Williams disse no filme, porém, com infinitamente mais autoridade, Deus está dizendo: CARPE DIEM!
Texto adaptado de "The Challenge" (O Desafio), escrito e publicado por Robert D. e Rick Foster, devidamente autorizado pelos autores. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)
MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2009 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.
Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo "REMOVER" no campo de assunto.
Questões Para Reflexão ou Discussão
1. Você já conhecia a expressão latina “Carpe Diem” (aproveite o dia)? O que ela significa para você?
2. Como você encara cada dia de trabalho? Com uma atitude “Carpe Diem”, em relação aos desafios e oportunidades do dia ou uma atitude tipo “o que será, será; aquilo que for, será”?
3. Que diferença haveria se você ou seus colegas de trabalho fizessem de “Carpe Diem” uma fonte de motivação, crendo que diante de grandes necessidades e ilimitadas oportunidades poderão realmente ser agentes de mudanças: no trabalho, no lar, na comunidade e no mundo?
4. O autor sugere um ajuste do nosso passo ao de Deus, reconhecendo que Ele está totalmente interessado e envolvido naquilo que estamos fazendo e que nos proporcionará habilidades e recursos necessários para o que for preciso. Você crê nisto?
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Eclesiastes 1.3-17, 9.10; Atos 1.7-8; Efésios 5.15-16; Colossenses 3.17, 23-24.
Comentários
João, a expressão Carpe Diem quam minimum credula postero ( colha o dia,confia o mínimo no amanhã) é, sem dúvida, uma das mensagens fortes do filme Sociedade dos Poetas Mortos, mas uma outra frase que o professor cita aos seus alunos e que marcou bastante foi: Subam na Mesa ! Num determinado momento do filme ele pede aos alunos que subam em suas mesas (carteiras escolares) e digam o que vêem sob o novo ângulo, mesmo sem sairem do lugar. E eles se espantam em relatar muitas coisas que passaram a enxergar, que estavam lá o tempo todo e eles não viam. Na nossa vida profissional é a mesma coisa, as vezes precisamos "subir na mesa" e ver o mesmo cenário de um outro ângulo, "sair do quadrado", estar aberto "ao novo", enfim, ter a percepção do que se passa ao nosso redor.
Um abraço.