Crédit: Cover-Images
Cantora cinco vezes vencedora do Grammy foi diagnosticada com doença autoimune no fim do ano passado
by Brian Bushard | Forbes
Céline Dion anunciou na última sexta-feira (26) o cancelamento de sua próxima turnê mundial. A cantora cinco vezes vencedora do Grammy tenta “recuperar a força” após seu diagnóstico de síndrome da pessoa rígida, um distúrbio muscular raro que afeta menos de 5.000 pessoas nos EUA e ainda não tem cura.
Dion, cantora pop canadense conhecida por músicas como “The Power of Love” e “It’s All Coming Back to Me Now”, e cujo hit “My Heart Will Go On”, de “Titanic”, se tornou um best-seller instantâneo, afirmou em postagem no Instagram que cancelou todas as datas restantes de 2023 e 2024 da Courage World Tour.
No anúncio, Dion disse que as datas da turnê, que vão até abril de 2024, seguirão canceladas “até que eu esteja pronta para voltar aos palcos” e que os ingressos para os 42 shows que ela planejou na Europa serão reembolsados.
O cancelamento ocorre quase cinco meses depois que Céline Dion adiou pela primeira vez as datas da turnê de 2023, quando anunciou que havia sido diagnosticada. A doença é um distúrbio autoimune que afeta o cérebro e a medula espinhal, fazendo com que as pessoas desenvolvam “posturas anormais, muitas vezes curvadas”, dificultando a capacidade até de andar, de acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame dos EUA.
Os sintomas incluem rigidez nos músculos do tronco, braços e pernas e sensibilidade ao toque, ruído e sofrimento emocional, que podem desencadear espasmos musculares.
Os cientistas não determinaram a causa específica da síndrome, embora acreditem que possa ser o resultado de uma reação autoimune na qual o sistema imunológico ataca uma proteína dentro do corpo chamada ácido glutâmico descarboxilase, que produz um ácido que regula os neurônios motores.
Também não há cura para a doença, embora o tratamento geralmente inclua sedativos, esteroides e relaxantes musculares, juntamente a imunoterapia e fisioterapia.
A síndrome da pessoa rígida ocorre duas vezes mais em mulheres do que em homens e é frequentemente associada a doenças autoimunes, incluindo diabetes tipo 1, anemia perniciosa, tireoidite e vitiligo, bem como pessoas com câncer de mama, pulmão, rim, cólon e tireoide.
Carreira de Céline Dion
Dion ganhou seu primeiro prêmio Grammy em 1992 por seu dueto com Peabo Bryson em “A Bela e a Fera” do clássico animado da Disney. Ela ganhou sete Billboard Music Awards e recebeu 12 indicações ao Grammy, além de suas cinco vitórias no Grammy. Em abril de 2019, ela lançou a Courage World Tour e realizou 52 shows na América do Norte antes de pará-la, em março de 2020, devido à pandemia de Covid-19.
Enquanto a turnê estava no intervalo, Dion estrelou seu primeiro filme, uma comédia romântica chamada “Love Again”, e lançou cinco canções originais para a trilha sonora. Ela planejava retomar a turnê em 26 de agosto com uma série de shows em Amsterdã, Paris, Copenhague e Antuérpia, na Bélgica, antes de seguir para a Noruega, Suécia e Finlândia, e também planejou 23 shows pela Europa em 2024, começando em Praga e terminando em Londres.
Comentários