O dispositivo (acima) e as células vivas depositadas sobre ele, vistas ao microscópio. - [Imagem: University of Minnesota]
por Diário da Saúde
Tratamento para lesão na medula espinhal
Este dispositivo inovador impresso em 3D promete no futuro ajudar pacientes com lesões na medula espinhal a recuperarem ao menos parte de suas funções motoras.
É um guia impresso em 3D, feito de silicone, que serve como plataforma para células vivas especializadas que são depositadas no dispositivo por meio de impressão 3D.
A ideia é que o guia seja implantado cirurgicamente na área lesada da medula espinhal, onde servirá como um tipo de ponte entre as células nervosas vivas acima e abaixo da área da lesão.
style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="1871484486">Isso não apenas ajudaria os pacientes aliviando a dor, mas também pode refazer as ligações neurais em uma medida suficiente para que se recupere algumas funções, como o controle dos músculos, do intestino e da bexiga.
"Esta é a primeira vez que se consegue imprimir diretamente células-tronco neuronais derivadas de células humanas adultas em um guia impresso em 3D e fazer com que as células se diferenciem em células nervosas ativas no laboratório," disse o professor Michael McAlpine, da Universidade de Minnesota (EUA). "O fato de termos sido capazes de manter cerca de 75% das células vivas durante o processo de impressão 3D e transformá-las em neurônios saudáveis é bastante surpreendente".
Sua colega Ann Parr acrescenta que "este é um primeiro passo muito entusiasmante rumo ao desenvolvimento de um tratamento para ajudar as pessoas com lesões na medula espinhal. Atualmente, não existe nenhum tratamento bom e preciso para as pessoas com lesões na medula espinhal de longo prazo."
Os resultados foram publicados na revista científica Advanced Functional Materials e deverão ajudar outras equipes que estão trabalhando em técnicas similares.
Comentários