Pílula — Foto: Getty Images

Pílula — Foto: Getty Images

 

 

 

Por Agência Reuters

 

Mais de 300 executivos da indústria farmacêutica e biotecnológica, incluindo o presidente-executivo da Pfizer, Albert Bourla, assinaram uma carta aberta nesta segunda-feira (10) pedindo a reversão da decisão de um juiz federal dos Estados Unidos que proíbe a pílula abortiva mifepristona.

Um juiz norte-americano suspendeu na sexta-feira as vendas do medicamento aprovado pela Agência de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês) há duas décadas, enquanto um caso movido por grupos contrários ao aborto continua no Distrito Norte do Texas.

A decisão do juiz Matthew Kacsmaryk da semana passada mina a autoridade da FDA, escreveram os autores da carta, acrescentando que ela ignora décadas de evidências científicas e precedentes legais.

"Pedimos a reversão dessa decisão de ignorar a ciência e a restituição apropriada do mandato para a segurança e eficácia de medicamentos para todos junto à FDA, a agência encarregada de fazer isso, em primeiro lugar", escreveram.

Bourla foi o primeiro líder de uma grande empresa farmacêutica a adicionar seu nome à carta, que também foi assinada por mais de 300 executivos de empresas menores de biotecnologia dos Estados Unidos.

A decisão coloca toda a indústria em risco, diz a carta, e estabelece um precedente para minar a autoridade da agência para aprovar medicamentos.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Joni Mengaldo

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob