Show cba00 6d85f547 c759 47de b2ef d744994df76c

Após nova empresa gestora ser definida, CBA terá independência de outros órgãos para gerir os recursos federais existentes e captar novas fontes de verbas

Nais Campos
Manaus

A coordenação local do Centro de Biotecnologia da Amazônia observa com cautela o lançamento do edital, essa semana, do governo federal que convoca empresas interessadas em gerir as atividades administrativas do CBA que passará a ter personalidade jurídica por meio de uma Organização Social (OS).

Para participar, as entidades interessadas devem ter suas atividades voltadas à pesquisa científica e à inovação, considerando o aproveitamento da biodiversidade amazônica. O governo federal repassará, anualmente, por meio do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), R$ 11,5 milhões para a gestão do centro e a promoção das atividades fim.

style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="1871484486">

Atualmente, o CBA funciona como braço da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), com subordinação direta ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), responsável por pagar as contas do instituto. Na prática, a partir da implantação da empresa administradora, o CBA assume sua independência desses órgãos passando a ter a responsabilidade de gerir os recursos federais vindos do Mdic e outros que poderão ser captados.

E, embora seja um pleito reivindicado a tempos pela comunidade científica do Amazonas, o atual coordenador do centro, José Luiz Zanirato, vê, de um lado as garantias de independência do instituto, e por outro lado reserva as preocupações sobre as intenções da empresa que vai assumir o CBA. “Não sou contra, mas existe o risco de se criar um modelo onde a pesquisa será feita para fora e não internamente. E como ficam as instituições de pesquisa do Estado, como Ufam, Inpa e Embrapa?”, questiona o pesquisador.

Vão ficar de fora

Para não correr o risco de colocar o órgão em “mãos erradas”, o professor vê como necessário que as instituições da região devam fazer pressão junto a Suframa, Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) e Academia Brasileira de Ciências para redefinir os critérios do edital com base nos interesses e conhecimentos tradicionais da região. “Agora, na alvorada de uma nova era, esses parceiros de mais de 15 anos, podem vir a ficar de fora da ‘festa’, pois o edital não prioriza instituições da região”, pondera Zanirato.

style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="1871484486">
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob