novartis-ceo.jpeg

by Multinews

O CEO da gigante farmacêutica suíça Novartis afirmou que, num futuro próximo, podem acontecer novas pandemias e que a crise da covid-19 deve servir para que responsáveis políticos, legisladores e o setor de saúde aprendam como preparar-se melhor para uma nova crise de saúde global.

“As pandemias estão connosco há séculos. Se recuarmos na História, existiram cerca de 15 pandemias nos últimos 200 a 300 anos. E, sendo que as pandemias acontecem periodicamente, provavelmente vão voltar a acontecer”, afirmou Vas Narasimhan, à CNBC.

“Sabemos quais são as soluções, mas é muito difícil manter os investimentos a longo prazo. Precisamos de vigilância a nível global para identificar logo quando os vírus se transmitem de animais para humanos, e precisamos de uma estrutura para que estas informações sejam partilhadas muito rapidamente”, defendeu.

Narasimhan disse ainda que os sistemas de saúde precisam de preparação, como stocks de equipamentos de proteção e capacidade de produção com antecedência. Também é essencial manter os níveis de stocks de produtos essenciais para ajudar na assistência aos doentes e continuar a investir em terapêuticas, vacinas e meios de diagnóstico, acrescentou.

“Sabemos as respostas e sabemos o que é preciso fazer. O complicado, acho, será daqui a quatro ou cinco anos. Frequentemente, o que acontece é que se perde o foco na preparação de eventuais pandemias, os investimentos reduzem e os níveis de vulnerabilidade aumentam”, disse ainda o responsável da Novartis. Mas ressalvou: “Estou optimista desta vez. Penso que esta pandemia foi realmente um alerta. Também acho que temos uma tecnologia melhor do que nunca do ponto de vista terapêutico e de diagnóstico, logo espero que a próxima pandemia corra ainda melhor.”

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob