Brian Thompson foi oficialmente declarado morto mais tarde no Hospital Mt. Sinai. A conferência de investidores foi abruptamente cancelada pelo executivo-chefe da empresa. Crédito: Shutterstock / onemoreimage
A polícia dos EUA confirmou que o CEO da subsidiária de seguros foi morto a tiros do lado de fora de uma conferência de investidores por um agressor mascarado
O CEO da empresa de seguros de saúde norte-americana UnitedHealthcare Group foi morto a tiros por um atirador mascarado do lado de fora da conferência de investidores da empresa, no que a polícia confirmou ser um ataque direcionado.
O Departamento de Polícia de Nova York (NYPD) confirmou a vários meios de comunicação que o CEO da empresa, Brian Thompson, 50, morreu quando um homem mascarado, que estava esperando por Thompson, abriu fogo contra Thompson à distância, atingindo-o no peito antes de escapar em uma bicicleta.
Brian Thompson foi oficialmente declarado morto mais tarde no Hospital Mt. Sinai. A conferência de investidores foi abruptamente cancelada pelo executivo-chefe da empresa, Andrew Witty, quando a polícia fechou o local do Hilton Hotel.
Uma subsidiária da gigante americana de saúde UnitedHealth, a UnitedHealthcare cobre principalmente questões de seguro saúde. Nenhum suspeito foi preso até o momento e nenhum motivo foi descoberto. No entanto, o assunto do seguro de saúde nos EUA tem sido um tema controverso, com milhões de americanos atualmente incapazes de cobrir seus próprios custos de saúde.
Levando para a plataforma de mídia social X logo após o tiroteio, a senadora dos EUA por Minnesota, Amy Klobuchar, disse: "Este é um ato de violência horrível e chocante. Meus pensamentos estão com a família e entes queridos de Brian Thompson e todos aqueles que trabalham na United Healthcare em Minnesota."
Ecoando o mesmo sentimento, o membro do conselho da cidade de Nova York, Keith Powers, acrescentou: "Horrível. Minhas mais profundas condolências à família, amigos e funcionários. Estamos reunindo mais informações. Os primeiros relatórios indicam que foi um ataque direcionado - estamos entrando em contato com o NYPD para obter mais informações.
O ataque ocorre depois que a empresa anunciou que havia expandido seus planos de mercado do Individual & Family Affordable Care Act (ACA) para 30 estados extras.
Uma pesquisa do thinktank americano KFF estima que o prêmio médio anual de seguro de saúde em 2023 é de US$ 8.435 para cobertura individual e US$ 23.968 para cobertura familiar. Esses prêmios médios aumentaram 7% cada um em 2023. O prêmio familiar médio aumentou 22% desde 2018 e 47% desde 2013.
Comentários